Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Maio de 2012 às 14:21

    Imprimir


Depois de seis meses de luta contra uma leucemia, a bebê Luíza Ramos, de nove meses de vida, faleceu no sábado (11). A menina estava internada desde fevereiro no Centro Pediátrico do Câncer no Hospital Albert Sabin (Hias), emFortaleza.

A bebê tinha leucemia mielóide aguda, passava por sessões de quimioterapia, mas precisava do transplante de medula ossea para sobreviver. Nenhum dos dois irmãos da pequena eram compatíveis para a doação. No início do mês, a família de Luíza tinha começado uma campanha para o cadastro de doadores de medula óssea nas redes sociais.

Doação de medula óssea
De acordo com o Centro de Hemotalogia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), 25% dos pacientes têm possibilidade de encontrar doador compatível entre os irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

De acordo com Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce, a chance de compatibilidade, atuamente, no Brasil é de 1 para 100.000. “Quantas mais pessoas cadastradas maior é a chance de compatibilidade. A doação é muito simples”, diz.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter tido câncer, não ter comportamento de risco para DSTs e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.

 

 





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51939/visualizar/