Evento em Peixoto de Azevedo norteou lideranças municipais. Riva defende candidatura à reeleição de Sivaldo Brito na cidade
Diretrizes do PSD para as eleições em cinco municípios são discutidas
As diretrizes do Partido Social Democrático (PSD) para as eleições de outubro em cinco municípios do Norte de Mato Grosso foram discutidas durante o Encontro Regional da legenda, realizado na tarde deste sábado (12.05) em Peixoto de Azevedo.
De acordo com o secretário-geral do partido, presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o evento foi importante para o diretório estadual conhecer os projetos políticos da legenda nos municípios de Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Matupá, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte. “Além de saber como está a organização da sigla em cada município, é uma oportunidade de orientar os nossos pré-candidatos a prefeito e vereador sobre as questões jurídicas e contábeis”, explicou.
Os 25 Encontros Regionais promovidos pelos peessedistas até o fim do mês fortalecem as candidaturas do partido, na visão de Riva. “Estamos fazendo estas reuniões para estar juntos com as nossas bases e orientarmos que onde não tivermos postulante, devemos estar em um bom arco de aliança, montando uma chapa de vereadores forte”, argumentou.
Sobre as eleições em Peixoto de Azevedo, o secretário-geral do partido em Mato Grosso defendeu à reeleição de Sivaldo Brito (PSD). “A sua candidatura é necessária, foi um prefeito que trouxe estabilidade e segurança para o município”, argumentou.
O chefe do executivo da cidade revelou que apenas nas convenções do partido que o assunto será discutido. “Essa discussão deve ser feita posteriormente, neste momento avalio que o encontro realizado na cidade foi positivo, pois debatemos o pleito eleitoral nas cinco cidades da região. Atualmente, temos 20 pré-candidatos a vereador no município e vários partidos já demonstraram interesse em compor conosco nesta eleição”, disse Sivaldo Brito.
Em Matupá, o presidente do diretório municipal, Antônio Goiano, informou à cúpula estadual que o PSD pode compor como vice em uma chapa, além de lançar quatro candidatos a vereador.
No município de Guarantã do Norte, o PSD caminha para lançar candidatura própria. Os nomes cotados são do suplente de deputado estadual Pedro Satélite e do presidente da Câmara Municipal, Marcelão. “Já definimos que o partido terá postulante na cidade e definiremos de forma consensual. Estamos conversando com partidos para montar o arco de alianças e o PP, PV, PSC e PSB devem caminhar conosco. A ideia é atrair também o DEM e o PT”, confidenciou.
Até o próximo dia 30 de maio, o partido em Terra Nova do Norte deve decidir quem será o candidato na cidade. Os dois nomes peessedistas são: o presidente do diretório municipal, Adir Pereira e do empresário Luis da CTN. “Temos cinco vereadores e vamos lançar 13 neste ano. Contamos com o vice-prefeito na cidade e acredito que conseguimos eleger o chefe do executivo da cidade neste ano”, avaliou Adir Pereira.
Pesquisa de opinião deve definir os rumos do partido em Novo Mundo. Segundo o presidente do diretório municipal, Antônio Pontes, três filiados do PSD são cotados para disputar as eleições: Os vereadores Valério Savedra e Rubens Pereira Lopes, além do comerciante Hélio Sechin. “Somos a maior bancada na Câmara com quatro dos nove vereadores e estamos esperando o resultado da pesquisa para tomar as decisões e abrir diálogo com outros partidos”, pontuou.
ORIENTAÇÕES
Em todos os Encontros Regionais, o consultor jurídico do partido, Hélio Ramos, ministra palestra sobre as orientações para os pré-candidatos a vereador e prefeito visando à eleição. Entre os assuntos abordados estão o registro de candidaturas, convenção, prazo para documentação e propaganda extemporânea.
Participaram do encontro em Peixoto de Azevedo, o secretário-geral do partido e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, os deputados federais Homero Pereira e Eliene Lima, os estaduais José Domingos, Luizinho Magalhães, Valdizete Nogueira, o suplente Pedro Satélite, além de pré-candidatos a prefeito, vereador e lideranças da região.
Comentários