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Economia
Sexta - 11 de Maio de 2012 às 10:36

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O acréscimo de vendas nas vésperas do dia das mães deve seguir a mesma estimativa de crescimento apontada no ano passado, com um incremento de 11%, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“A perspectiva deve seguir a tendência dos últimos anos, em torno de de 11%, ou seja, entre 3 e 5% de incremento real com os descontos da inflação”, afirma o dirigente lojista Paulo Gasparoto.

Segundo o dirigente lojista, o crescimento no comércio durante este período sofreu aumentos regulares com o passar dos anos. "Em 2010 comparado com igual semana de 2009, por exemplo, o aumento foi de 11,53%. De 2008 para 2009, a elevação foi de 3,61%. É preciso observar que mesmo quando estes percentuais foram menores que 5% estamos falando de crescimento sobre crescimento relativo aos mesmos períodos de anos anteriores", aponta Gasparoto", completou.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o dia das mães em Mato Grosso é uma data que historicamente resulta em acréscimos de vendas, ainda que revezando o segundo lugar do ranking de datas mais comerciais com o dia dos namorados.

O aumento na procura por presentes diversificados e de variados preços deve gerar um gasto médio por pessoa de até R$ 70. “Temos desde camisetas e lembrancinhas de R$ 10,00, passando por perfumes com o custo entre R$ 80 e até máquina de lavar roupa, jóias e celulares em valores bem superiores", estima Gasparoto.

O dirigente completa afirmando que o importante é fazer o planejamento desta compra de forma que caiba no orçamento. “Se for preciso comprar no crediário, que é uma ótima opção, da mesma forma vale à pena fazer os cálculos e comprar em prestações no valor de acordo com o seu bolso e condições", avaliou.
Funcionamento

De acordo com a convenção coletiva assinada pelos trabalhadores do comércio e pelo sindicato dos comerciantes de Cuiabá, no ano passado, em datas comemorativas como no dia das mães, o horário de funcionamento do comércio poderá se estender em até duas horas. No entanto, segundo a assessoria de imprensa, o comércio terá autonomia para decidir entre os funcionários, a possibilidade de extensão dos horários.
 





Fonte: Do G1 MT

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