Estratégias de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço foram discutidas nesta quinta-feira
PSD começa a definir diretrizes para as eleições em cinco cidades
O Partido Social Democrático (PSD) começou a definir diretrizes para as eleições municipais de cinco cidades de Mato Grosso durante o primeiro encontro regional promovido pelo partido nesta quinta-feira (10.05), realizado em Várzea Grande.
Entre as orientações partidárias para os pré-candidatos de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, estão à liberdade para os diretórios municipais definirem os rumos da legenda para o pleito eleitoral, juntamente com o apoio jurídico e contábil para os postulantes ao cargo de prefeito e vereador em outubro.
Para o presidente regional peessedista, vice-governador Chico Daltro, o encontro começou a preparar a sigla para as eleições. “Foi importante para orientar os nossos companheiros. Explicamos que o diretório municipal contará com advogado e contador e no próximo mês, faremos cursos de nivelamento nas cidades para que todos tenham entendimento sobre as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, explicou.
O encontro contou com um consultor jurídico da sigla que tirou as dúvidas dos pré-candidatos nas eleições deste ano.
As orientações jurídicas e contábeis promovidas pelo PSD foram enaltecidas pelo secretário-geral do partido e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva. “Muitas vezes, as eleições ocorrem em três turnos porque o gestor recebe diversos questionamentos ao longo do mandato. Os encontros regionais do partido serão uma forma de aproximar ainda mais os companheiros e iniciar a formação das diretrizes para as eleições”.
Riva aproveitou o evento realizado em Várzea Grande para reconhecer o trabalho executado pelo prefeito da cidade e correligionário, Tião da Zaeli. “Ele assumiu o cargo em um momento que a administração passava por um desgaste político e propôs a mudança. Percebemos melhorias, como a recuperação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.
O chefe do executivo e presidente municipal do PSD lembrou que o encontro regional na cidade foi importante para o partido discutir a independência de Várzea Grande, que não possui maternidade pública e Instituto Médico Legal (IML). “A população da cidade precisa de Cuiabá para nascer e morrer. É o momento de discutir as formas para sairmos das dificuldades e traçarmos projetos políticos para melhorar as condições de vida da sociedade. Temos a responsabilidade de fazer com que Várzea Grande seja referência”, cobrou Tião da Zaeli.
Durante a discussão das diretrizes do partido para o município, o prefeito lembrou a necessidade das coligações não serem feitas com o interesse de cargos. “Secretariado inicialmente precisa ter o perfil técnico, não podemos ficar negociando cargos, queremos parceiros como aliados, justificou.
Nos municípios em que houver mais de um postulante do partido ao cargo de prefeito, o diretório estadual tentará buscar o consenso e caso não ocorra, uma pesquisa de opinião junto à população será realizada para a escolha do candidato do PSD na cidade. “É uma forma democrática, o consenso será o caminho do partido e se não conseguirmos, faremos a pesquisa. Nos municípios onde a sigla caminhar para a aliança, trabalharemos incisivamente na chapa de vereadores”, pontuou Chico Daltro.
Também participaram do evento os deputados federais Eliene Lima e Homero Pereira, além dos estaduais Valdizete Nogueira, Airton Português e o suplente Aray Fonseca. Os conselheiros aposentados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Ary Campos e Branco de Barros compareceram, além de vereadores e pré-candidatos do partido da cidade e dos quatro municípios que integravam o encontro.
ENCONTROS REGIONAIS
A reunião em Várzea Grande iniciou uma série de encontros que os peessedistas realizam em 25 municípios até o final do mês para preparar o partido visando às eleições. As 141 cidades do Estado serão atendidas nos eventos.
Comentários