Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Maio de 2012 às 19:01

    Imprimir


Representantes de entidades, secretarias, órgãos públicos, religiosos, e vereadores se reuniram na tarde desta quarta-feira (09) com o prefeito municipal Neurilan Fraga, o delegado regional da Policia Civil Sérgio Medeiros e o representante do Núcleo da Policia Militar de Nortelândia Soldado PM Macedo, para discutirem ações no sentido de por um fim ao que foi convencionado chamar de “farra” promovida por menores de idade e adultos em áreas públicas, consumo de bebida alcoólica,  desrespeito a faixa de pedestres, e direção de motos e veículos sem habilitação, entre outras irregularidades.

Todos demonstraram preocupação com a situação que se agrava a cada dia, sem que sejam tomadas providências por parte dos órgãos responsáveis, e cobraram medidas urgentes para pôr fim as irregularidades e ilegalidades cometidas no âmbito do município, e que tem contribuído para aumentar os índices de prostituição infantil e envolvimento com drogas licitas e ilícitas.

A vereadora Chirley Barreto (PR) que participou do encontro enumerou alguns pontos como uso incorreto de capacete por parte dos motociclistas que tem provocado alguns acidentes com vitimas fatais, como o ocorrido no último domingo, quando dois motoqueiros se chocaram num cruzamento, causando a morte de um deles. Ela cobrou ainda, para evitar acidentes, que seja proibido o trânsito de veículos no horário entre 17hs e 22hs na pista de caminhada localizada na Praia Nortefly, bem como defendeu uma campanha educativa nas escolas e ruas da cidade para conscientizar a população do respeito aos pedestres na travessia da faixa de pedestre, entre outras.

O pastor Dilton da Igreja Batista Nacional também reclamou dos mesmos problemas e acrescentou o abuso dos proprietários de veículos com som automotivo em praça pública e na Praia Nortefly, e principalmente o tipo de música executada que incomodam as famílias que frequentam os locais no horário de lazer, e o consumo de bebida alcóolica por menores em bares, lanchonetes e similares.

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, também demonstrou preocupação com os fatos e disse que contribuirá para que sejam tomadas providências no sentido de tornar a cidade melhor para que as famílias frequentem os locais públicos como a Praça Edgar de Araújo e a Praia Nortefly nos finais de semana, feriados e período noturno. Para ele, o ponto mais critico é a Praia Nortefly, que aos domingos no período vespertino, tem se tornado impróprio para as famílias, mas assumiu compromisso de apoiar as medidas necessárias para coibir os abusos.

Outro ponto debatido é a ausência da presença dos membros do Conselho Tutelar na fiscalização da presença de menores em locais e horários inadequados, consumo de bebida alcóolica e outras irregularidades, bem como a presença de policiais militares e civis nos locais públicos, inclusive proibindo a direção de veículos por menores e pessoas sem habilitação.

Os policiais reclamaram da interferência politica em suas ações. De acordo com eles, sempre que a policia recolhe veículos sem documentos ou condutores sem habilitação, surgem vereadores, políticos, vice-prefeito, e outros, fazendo pressão para desfazer a apreensão ou aliviar a barra dos que cometem irregularidades.

A vereadora Chirley Barreto condenou a atitude de colegas e políticos que impedem o trabalho correto das forças policiais, e disse que em mais de 12 anos de vida pública jamais fez “pressão” junto a policia para atender qualquer pedido.

Ao final do encontro os representantes das corporações firmaram um compromisso de desencadear ações policiais para coibir os abusos e fazer cumprir a lei, e receberam ainda a garantia de que de forma alguma haverá interferência da classe politica no trabalho a ser desenvolvido nos próximos dias em toda a cidade, inclusive em conjunto com o Conselho Tutelar. Foi solicitado ainda um bafômetro que será utilizado nas abordagens, para checar o nível de álcool dos motoristas no trânsito.

O grupo decidiu que será desencadeada uma campanha educativa com distribuição de panfletos nas escolas, igrejas e ruas da cidade, alertando a população sobre diversos assuntos, como o respeito aos pedestres na faixa, uso de capacete correto, entre outros.

Participaram da reunião os vereadores Rubilan Nunes de Oliveira, Nilson Neves, o pároco da cidade Padre Melchior, os secretários municipais Marlene Júlia (Educação), Norma Firmiano (Saúde), Antônio Quinteiro (Desenvolvimento) Anita Peron (Social), a assessora pedagógica Vera Pedrosa e o Presidente do CMDCA Florindo Almeida.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/52335/visualizar/