A Fundação Telefônica/Vivo lança, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), uma campanha publicitária para sensibilizar a população sobre o tema. A veiculação ocorrerá entre esta quinta-feira e o dia 25 de maio, em seis regiões do Estado de São Paulo, por meio de peças destinadas a TV, rádio e internet. Também haverá distribuição de materiais diretamente à população em cinemas, supermercados, padarias e na entrega de pizzas.
A campanha, que também foi realizada durante o Carnaval, faz parte da estratégia do projeto Ação Proteção, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que é desenvolvido pela Fundação Telefônica/Vivo desde fevereiro de 2010, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a Childhood Brasil. "O objetivo é desmistificar a questão, esclarecer as pessoas e orientá-las a denunciar de forma responsável", afirma Gabriella Bighetti, diretora de Programas Sociais da Fundação Telefônica/Vivo.
Com o objetivo de afirmar que todas as crianças precisam de proteção, as histórias mostram como é fácil atraí-las e como a violência sexual lhes rouba a infância.
Os filmes de TV serão veiculados nas principais redes de comunicação das seis regiões participantes do projeto: Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, região de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, Baixada Santista e litoral norte, além da capital.
Ações diretas Foram desenvolvidas peças diferenciadas para as ações diretas com a população, sempre com mensagens que orientam o público a denunciar casos de exploração e abuso sexual infantil junto ao Disque 100 ou ao Conselho Tutelar de cada cidade. Foi criada uma caixa para embalar as pizzas compradas para entrega em casa, que será acompanhada de um pirulito com a mensagem "um estranho entregou isso para você, mas poderia ter sido para seu filho".
Em supermercados do litoral, haverá embalagens fictícias de bebidas com a advertência "tem coisa que não é para criança". Nas padarias, haverá sacos de pães com orientação sobre como denunciar a violência e, nos cinemas de alguns shopping centers, serão exibidos os filmes da campanha com a distribuição de brindes e informativos, durante duas semanas.
Em apoio a algumas ações de mobilização já desenvolvidas pelos municípios, a Fundação levará ainda bicicletas ecológicas para algumas cidades, onde os usuários, ao pedalarem, irão gerar energia para a produção de algodão doce. Ao final da atividade, as pessoas serão presenteadas com o doce que elas mesmas produziram e um folheto da campanha.
Fortalecimento de redes
Além de realizar campanhas publicitárias, o projeto Ação Proteção promove a articulação, capacitação e o fortalecimento das redes de atores sociais que trabalham com a problemática nos 30 municípios participantes. Isso ocorre a partir da mobilização de representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, como conselhos tutelares, conselhos de direitos, secretarias de assistência social, educação, saúde e cultura, entre outros.
Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social dos países onde está presente. No Brasil, a instituição foi criada em 1999 e possui linhas de atuação voltadas para o acesso à educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do conhecimento. Em 2011, com a fusão entre a Vivo e a Telefônica, a Fundação incorporou os projetos do Instituto Vivo e ampliou sua atuação para todo o País.
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