GMIX apoia seminário sobre gado leiteiro em Arenápolis
Sempre participando de eventos importantes dentro de sua área de atuação empresarial, a GMIX Rações e Suprimentos Minerais apoiou a realização do I Seminário de Gado Leiteiro, realizado nos dias 28 e 29 de Abril, nas dependências do Parque de Exposições “Governador Jayme Verissimo de Campos” em Arenápolis.
O evento contou com a participação de importantes palestrantes, abordando assuntos de fundamental importância para o melhor aproveitamento da propriedade no crescimento da rentabilidade financeira da atividade leiteira, principalmente na agricultura familiar, onde na maioria dos casos, chega a ser a principal fonte de renda das famílias.
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Arenápolis em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto do Rio Paraguai, e dirigido aos produtores de pequeno, médio e grande porte. Além da teoria, os proprietários rurais participaram de uma visita técnica a propriedades que estão obtendo ótimos resultados com as técnicas modernas existentes no mercado.
Um dos fatores que devem ser levados em conta para que haja uma produção de leite rentável, é a utilização dos alimentos concentrados para suplementação, que tem proporcionando à pecuária leiteira um aumento contínuo e expressivo da produção ao longo dos últimos anos.
Desta forma, torna-se necessário conhecer as ferramentas para a realização do manejo racional da alimentação em busca da máxima eficiência produtiva e econômica.
Consciente da importância da alimentação para o rebanho, a GMIX apresentou no seminário, a sua linha de rações e suprimentos minerais para gado de leite, contando ainda que é necessário considerar o nível de produção, o estágio da lactação, a idade da vaca, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados. O estágio da lactação afeta a produção e a composição do leite, o consumo de alimentos e mudanças no peso vivo do animal.
De acordo com a Embrapa, nas duas primeiras lactações da vida de uma vaca leiteira, devem-se fornecer alimentos em quantidades superiores àquelas que deveriam estar recebendo em função da produção de leite, pois estes animais ainda continuam em crescimento, com necessidades nutricionais muito elevadas. Assim, recomenda-se que aos requerimentos de mantença sejam adicionados 20% a mais para novilhas de primeira cria e 10% para vacas de segunda cria.
Recomenda-se alimentar as vacas primíparas separadas das vacas mais velhas. Este procedimento evita a dominância, aumentando o consumo de matéria seca. Deve-se fornecer volumoso de boa qualidade com suplementação com concentrados e mistura mineral adequada. Vacas de alto potencial de produção devem apresentar um consumo de matéria seca equivalente a pelo menos 4% do seu peso vivo, no pico de consumo.
O concentrado para vacas em lactação deve apresentar 18 a 22% de proteína bruta (PB) e acima de 70% de nutrientes digestíveis totais (NDT), na base de 1 kg para cada 2,5 kg de leite produzidos. Para vacas com produções diárias acima de 28-30 kg de leite, deve-se fornecer concentrados com fontes de proteína de baixa degradabilidade no rúmen, como farinha de peixe, farelo de algodão, soja em grão moída, tostada etc.
Enfim, a GMIX possui conhecimento profundo sobre o assunto e busca colocar em seus produtos, o que é necessário para melhorar a qualidade do rebanho, atendendo todas as expectativas do produtor em qualquer atividade.
Os proprietários da empresa Marli Becker e José Aparecido dos Santos participaram do seminário e destacaram a importância do mesmo para a classe produtora, fornecendo informações importantes a cerca da melhor maneira de obter um bom rendimento do rebanho bovino leiteiro, fortalecendo a cadeia produtiva do leite ao orientar sobre novas tecnologias para a pequena propriedade rural, como o melhoramento genético do rebanho e alimentação adequada, o que fatalmente levará ao aumento da qualidade do leite e automaticamente a renda do produtor rural.
Comentários