Saúde de Barra do Bugres faz prestação de contas do primeiro trimestre
A Secretaria de Saúde de Barra do Bugres apresentou ontem (8), no Auditório da Prefeitura, aos membros do Conselho de Saúde a prestação de contas referente ao primeiro trimestre de 2012. Os dados apresentados foram aprovados por unanimidade.
Além da secretária de Saúde, Luciana Lopes Castanha Souto, a presidente do conselho, Marcia Araújo, participaram da prestação de contas o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Eilert, e a conselheira Marivanda Eilert.
O Conselho Estadual tem acompanhado as dificuldades por que passam os municípios mato-grossenses pelo atraso no repasse de recursos por parte do governo do Estado para o setor de saúde. Segundo Carlos, a entidade aguarda a prestação de contas do Estado por que o conselho tem alguns questionamentos a partir dos dados apresentados pela Secretaria de Saúde durante reunião da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em que deve mais do que tem. “Temos informações de que o Estado não investiu em saúde o mínimo de 12%. Mas o pior é termos a Emenda Constitucional 29 aprovada e o governo federal determinar o quanto estados e municípios devem investir em saúde, mas não determinar a si o quanto deve investir”, comentou Carlos.
Para Carlos, se o governo investir mais na atenção básica será gasto menos com a média e alta complexidade. “A população precisa fazer o caminho certo, primeiro procurar a unidade de saúde e não ter como base o pronto socorro do hospital. Para isso é preciso que o governo invista em educação em saúde para o cidadão”, alerta o presidente do Conselho Estadual. “Aos municípios deveria caber apenas a saúde da atenção básica e aos estados e a União investir em hospitais”, acrescentou.
Comentários