Parlamento venezuelano discute permissão para Chávez viajar a Cuba
O Parlamento da Venezuela convocou para segunda-feira (30) uma sessão extraordinária na qual discutirá como único ponto uma permissão ao presidente do país, Hugo Chávez, para que continue seu tratamento contra o câncer em Cuba.
Segundo um comunicado divulgado no site do Legislativo, a direção da Assembleia Nacional (AN) foi encarregada de convocar a sessão para outorgar a permissão a Chávez para que se ausente do país e continue com seu tratamento e recuperação em Havana.
A convocação foi feita em conformidade com o regulamento interior e de debates do Parlamento Nacional, que prevê que ela seja divulgada pela via telefônica, através de e-mail, pelo canal de televisão, internet, rádio do Parlamento ou pelo meio mais rápido possível, acrescentou o boletim.
Segundo a Constituição venezuelana, quando a ausência do chefe de Estado do território nacional se prolongar por um tempo superior a cinco dias consecutivos requer uma autorização da Assembleia Nacional.
No dia 14 de abril, o Parlamento venezuelano autorizou a viagem que Chávez realizou neste mesmo dia a Cuba. Após permanecer 11 dias na ilha, ele retornou ao país em 26 de abril.
O governante venezuelano foi submetido em 26 de fevereiro a uma cirurgia para extrair um tumor, recorrência do câncer do qual foi operado em junho do ano passado.
Desde junho de 2011, quando o câncer do líder venezuelano foi detectado, ele foi operado duas vezes e viajou em distintas oportunidades a Havana para receber quimioterapia, submeter-se a revisões e mais recentemente a um tratamento de radioterapia.
Comentários