Chávez comemora dois anos de sua conta no Twitter
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou neste sábado dois anos de sua incursão na rede social Twitter com o perfil @chavezcandanga, que nos últimos meses, após ser diagnosticado com câncer, passou a ser um aliado para sua comunicação com seus seguidores.
"Chavezcandanga foi um furacão que me arrastou e depois fui navegando, tentando estar à altura dessa criação", afirmou Chávez por telefone durante um ato organizado para celebrar o segundo aniversário de sua conta no Twitter.
Chávez passou dos 50 mil seguidores com os quais contava 12 horas após sua estreia na rede para os 2.842.171 seguidores atuais. "Chavezcandanga foi uma maravilhosa criação coletiva (...) surgida no calor das necessidades do processo revolucionário", disse o líder.
O governante já enviou 1.569 mensagens desde então, com saudações a seus colegas, anúncios oficiais, e mais recentemente para contato com seus seguidores e funcionários enquanto recebe tratamento contra o câncer.
Ele também usou a rede social para anunciar seu retorno ao país depois das sessões de radioterapia em Cuba. "Já no avião!Todos muito contentes pois vamos rumo a nossa amada Venezuela! Levo saudações de Fidel e de Raúl! E de toda Cuba! Viva Venezuela!", disse no dia 25 de abril.
Chávez aproveitou o dia para responder às críticas da oposição de que governaria Havana pelo Twitter. "Uma coisa tão absurda, mas que revela no fundo a importância de chavezcandanga", disse o presidente.
O ministro venezuelano do Interior e Justiça, Tareck el Aissami, que junto ao hoje titular da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, foi um dos promotores desta iniciativa, destacou que o crescimento médio da conta de Chávez no Twitter é de 105 mil seguidores mensais, quase 4.600 diários.
Ele disse que Chávez é o presidente "mais seguido na América Latina", o segundo em nível mundial, e suas mensagens são retuitadas "mais de 1.300 vezes".
O ministro venezuelano de Comunicação, Andrés Izarra, afirmou que embora o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seja o presidente mais seguido no Twitter, todos sabem que ele não administra sua conta, ao contrário de Chávez.
Comentários