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Cidades/Geral
Sábado - 28 de Abril de 2012 às 03:48

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     Os integrantes do Comitê Permanente Empresarial Pró-copa, se reuniram com o secretário Adjunto de Trabalho e Emprego do Estado, Jean Estevan Campos Oliveira, para tratar da qualificação profissional no setor turístico para a Copa. Eles discutiram uma série de ações visando a preparação de trabalhadores do setor turístico. O objetivo é viabilizar novos cursos e treinamentos por meio do projeto “Copa em Ação”, lançado secretaria estadual.

        O presidente do Comitê Empresarial Pró-Copa, Luiz Carlos Nigro, informou que o comitê é formado por representantes de sindicatos e associações e tem caráter permanente até a realização do mundial em 2014. A meta é desenvolver um plano de ação com a participação do trade turístico e de outros segmentos, visando um grande número de visitantes durante a Copa. Ele ressaltou que há três anos, foi anunciada a Copa em Cuiabá e ainda não há uma mobilização conjunta dos órgãos e entidades. “Queremos ser parceiros e somar esforços nesta questão, pois a demanda existe. Vamos divulgar os treinamentos”, garantiu. 

         Nigro lembrou que na primeira fase do programa Copa em Ação, alguns sindicatos do setor turístico foram procurados para indicar pessoas para os cursos, mas as vagas não foram todas preenchidas devido a logística. Os locais eram distantes e os horários não eram condizentes com a jornada dos que trabalham nos estabelecimentos. Devido a estes fatores não houve motivação.

    Conforme Jaime Okamura, diretor do Sindicato das Empresas de Turismo, o setor turístico de Mato Grosso não está sendo ouvido em relação as decisões para o mundial. Ele frisou que o trade representa mais de vinte instituições, entre sindicatos e associações. A preocupação é com a capacitação da mão de obra que atua no turismo receptivo. Uma das queixas do setor, é, que os cursos oferecidos anteriormente pela secretaria não atendiam as reais necessidades.

    Okamura informou também que a falta de qualificação não se restringe a Cuiabá. O Comitê, segundo ele, está empenhado em relação aos municípios com potencial turístico. É preciso fortalecer os municípios no entorno da baixada cuiabana, para onde irão os visitantes no período da Copa. “Temos que trabalhar três importantes pontos para atender bem o turista. Melhorar a gastronomia, a hospedagem e a diversão. É isto que o turista quer”, alertou

            Vanice Marques que também integra o Comitê Pró Copa, salientou que a falta de capacitação na área de turismo, notadamente no receptivo é preocupante. Cuiabá terá 30 dias de realização da Copa e, por isso necessita de um engajamento de todos os setores. Ela exemplificou que o turista ao fazer um city tour em Chapada dos Guimarães é acompanhado por um guia de Cuiabá. “Os municípios com potencial turístico estão sem cursos e necessitam de atenção”, disse ela.

     A Assessora jurídica do Sindetur, Claudia Aquino, chamou atenção para a elaboração de uma proposta estratégica para a Copa. Ele disse que ao participar do Seminário Internacional sobre a Copa, foi informada que o Sebrae de São Paulo já tem um formato de cursos que o receptivo necessita. “Temos que solicitar este formato para a área de turismo de Mato Grosso”. O objetivo é trabalhar para que haja o impacto positivo em relação a imagem do nosso Estado.

     Alcimar Moreti, vice-presidente do Comitê, completou dizendo que algumas faculdades de turismo de Cuiabá, fecharam cursos nesta área, o que diminuiu ainda mais a formação de futuros profissionais. Alcimar sugeriu que os cursos de qualificação oferecidos pela secretaria de Trabalho, tenham instrutores do próprio setor turístico de Mato Grosso. “Estamos dispostos a contribuir com esta área de cursos e treinamentos”, assegurou.

 O secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Jean Estevan disse que projeto Copa em Ação, criado para fomentar o empreendedorismo, terá continuidade. Segundo ele, o setor laboral será  procurado novamente para indicar as necessidades. Na primeira fase do projeto, através do Sine, foram priorizados os desempregados. Posteriormente foi realizado um trabalho em conjunto com o Senac e Senar. Ele garantiu que na época, foram oferecidas mais de duas mil vagas para qualificação nos setores do comércio e na construção civil devido ao início das obras da Copa. Em seguida foi lançado o curso de idiomas que ofereceu mais 500 vagas.

     Jean disse que propôs a criação de um sêlo de qualidade para o projeto, como forma de identificar os que foram preparados com os cursos. “Com o sêlo de qualificação, facilita o acesso dos profissionais em qualquer estabelecimento. Ele disse que vai disponibilizar para o setor turístico a lista dos que fizeram os cursos. “Nossa meta é buscar os recursos para dar continuidade ao projeto. Vamos  diagnosticar a necessidade do setor turístico para as áreas de qualificação de mão de obra”, finalizou.





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