Leocir Faccio (PDT) conheceu o problema in loco e deve cobrar soluções de Ságuas Moraes
Vereador cobra conclusão de obras na Escola Mário Spinelli
Há tempos esperando uma atitude do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o vereador Leocir Faccio (PDT) cobrou, na última sessão, informações sobre a conclusão dos laboratórios da Escola Estadual Mario Spinelli, a construção de um refeitório e a escrituração da área.
Na semana passada o parlamentar visitou a escola e viu de perto os problemas enfrentados pelos 80 profissionais que atendem mais de 1,3 mil estudantes do Ensino Médio. Conforme a diretora da escola, Denise Pizzato, a obra dos laboratórios de Matemática, Informática, Química, Física e Biologia, iniciaram em outubro de 2010 e deveria ter sido entregue no final do ano passado. “Os funcionários da empresa que licitou a obra trabalharam até início de dezembro. Simplesmente nunca mais apareceram e deixaram a obra pela metade”, lamenta.
Mesmo sem a estrutura finalizada, a escola recebeu do Ministério da Educação (MEC), cerca de 20% de toda a mobília dos laboratórios, que teve que ser estocada em uma sala de aula. “É uma pena, se os laboratórios estivessem prontos, a escola poderia receber cerca de 90 alunos a mais, pois todos os móveis estão guardados em uma sala de aula”, conta o presidente do Conselho Deliberativo, Alissandro Machado.
A obra, com 380 m², está orçada em R$ 311.695,50, cujo valor foi enviado pelo MEC ao Estado. Os laboratórios fazem parte do programa federal Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. “É lamentável Sorriso receber um projeto como este e não poder usufruir do espaço, que tem como objetivo colocar em prática todas as teorias repassadas em sala de aula”, disse o vereador Leocir.
Outra dificuldade enfrentada pelos alunos é a falta de um local adequado para lanchar. Na hora do recreio, os alunos se organizam em filas, sob o sol, e retiram a merenda pela janela de uma sala que foi construída para servir como almoxarifado. “O refeitório já foi solicitando, inclusive pessoalmente ao atual secretário de Educação, Ságuas Moraes, quando esteve visitando a escola, mas até agora não recebemos nenhum sinal da Seduc”, conta a diretora.
O vereador Leocir, que encabeça o requerimento acompanhado de demais parlamentares, deve montar, em breve, uma comissão que irá se reunir com Ságuas Moraes. “Nós queremos saber a que pé anda este projeto, e porque até agora não foi concluído”, destacou.
A escrituração da área onde foi construída a escola também estará na pauta da reunião com o secretário.
Comentários