No Facebook, dados estão expostos a apps de amigos
Sabe aquele joguinho bizarro com que sua mãe brinca todo dia no Facebook (e ela ainda por cima fica enviando vários convites a você porque acha "fantástico")? Ou aquele quiz mala a que seu amigo idem fica pedindo para você responder todas as vezes que aparece no bate-papo?
E se lhe dissessem que ambos os aplicativos -e muitos outros- têm livre acesso a quase todas as informações do seu perfil sem que você tenha autorizado explicitamente o acesso dele?
Segundo as definições-padrão de privacidade do Facebook, praticamente todos os seus dados são públicos para aplicativos que seus amigos usam na rede social --mesmo que você não os use.
"As ferramentas estão se tornando invasivas", diz a advogada especialista em direito digital Gisele Truzzi. "As pessoas acham que elas são de graça, mas a moeda de troca é o perfil do usuário."
O Facebook confirma que a autorização de um amigo da sua lista é suficiente para que um app tenha acesso a seus dados pessoais. "Nós sempre deixamos isso claro em nossos termos de serviço, com que todo usuário concorda quando cria uma conta."
Para Truzzi, a privacidade 100% garantida não existe na internet, mas a política de privacidade do Facebook é "um bocado" invasiva. "Esse tipo de interação acaba extrapolando a funcionalidade do aplicativo. Quando o usuário aceita os termos de um aplicativo, tudo bem. Mas os amigos dele não autorizaram esse contrato eletrônico."
Comentários