Profissionais controlam o nível de acesso aos serviços dos sistemas operacionais
Com o uso crescente dos meios eletrônicos para efetuar transações financeiras, comunicação e transmissão de informação, o mercado de trabalho na área de segurança de dados está cada vez maior, afirma o diretor dos cursos de informática da Universidade Nove de Julho (Uninove), Marcos Bussab.
A formação tecnológica em segurança de dados capacita alunos a planejar e implantar política de segurança da informação nas corporações. "São profissionais que zelam pela integridade das informações, seguindo princípios de confidencialidade."
O termo mais frequente adotado para definir essa função é o de analista de segurança da informação. Segundo Bussad, o trabalho desses tecnólogos inclui a análise de risco, administração de sistema de informação, projetar e gerenciar redes de computadores, realizar auditorias, planejar contingências e recuperação de dados. "Atuam, ainda, no controle dos níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, banco de dados e redes de computadores."
Os alunos cumprem estágio obrigatório nos dois últimos semestres. O professor afirma que o curso é ideal para quem gostam de lidar com redes e análise de sistemas, e que tenham conhecimento de matemática.
"Nosso curso é reconhecido pelo MEC mas, como ocorre com as demais carreiras de informática, a profissão ainda não é regulamentada."
Salário inicial
R$ 2 mil
Duração do curso
2,5 anos
Disciplinas
Auditoria de sistemas, controles físicos lógicos e de acesso,
gestão de pessoas, criptografia, segurança de sistemas e de redes
* O CADERNO SOBRE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA CIRCULA NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA DO MÊS (LEIA O PRÓXIMO EM 24/4)
Comentários