Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 20 de Abril de 2012 às 10:24

    Imprimir


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (20) a ‘Operação Deméter’ contra uma suposta quadrilha que falsificava documentos para facilitar a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Mato Grosso. A Justiça Federal de Cáceres, cidade a 220 km de Cuiabá, expediu 34 mandados.

As investigações duraram 14 meses e começaram com uma denúncia anônima de que uma pessoa do município de Jauru, distantes 463 quilômetros da capital, falsificava há oito anos documentos para benefícios no INSS.

Conforme a PF, o esquema criminoso consistia em inserções de dados falsos nos sistemas da Previdência Social que eram utilizados nas concessões de benefícios previdenciários. Ainda conforme a Polícia Federal, o objetivo da quadrilha era obter para trabalhadores rurais benefícios de aposentadorias por idade e de pensão por morte.

Ao todo, a Polícia Federal cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e 16 de conduções coercitivas. Na manhã desta sexta-feira foram feitas buscas na residência de uma servidora do INSS e de um vereador da cidade de Jauru, bem como em duas Agências da Previdência Social em Cuiabá.

Levantamentos preliminares apontam um total de 30 benefícios com indícios de irregularidades. A estimativa é de que as fraudes tenham gerado um prejuízo de R$ 815 mil. No entanto, conforme a PF, o prejuizo pode chegar a R$ 4,7 milhões pois há indícios de irregularidades em outros 149 benefícios concedidos pela servidora investigada.

Os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, inserção de dados falsos no sistema da Previdência Social, corrupção ativa e passiva.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/53906/visualizar/