Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Abril de 2012 às 02:10

    Imprimir


A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, afirmou na quinta-feira que o país "está na hora de começar uma etapa de grandeza", em referência à expropriação das ações da petroleira YPF pertencentes à espanhola Repsol, anunciada na última segunda (16).

"É hora que a Argentina comece uma etapa diferente, de grandeza, onde os que estão na oposição também apoiem, porque na realidade isso não é só para este governo, mas também para nossos filhos, netos e todas as gerações", afirmou, agradecendo o apoio da oposição na votação que deu início à lei de expropriação.

As declarações de Cristina foram feitas durante a inauguração de uma usina de energia solar na província de San Juan, no oeste do país.

A presidente brincou com a coincidência da nacionalização das ações da YPF, o evento de quinta e a apresentação de um projeto de licitação para construção de uma hidrelétrica em Santa Cruz, no extremo sul argentino. "Essa foi uma semana muito energética".

Nesta quinta-feira, representantes do governo argentino começaram as negociações com outras empresas petroleiras internacionais que atuam no país.

O ministro do Planejamento, Julio de Vido, pediu à francesa Total o aumento da produção de gás em duas jazidas que são operadas em conjunto com a YPF, ampliando em 2 milhões de metros cúbicos a produção diária na província de Neuquén, no sudoeste, em uma área que fornece 20% da produção total argentina.

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, confirmou uma reunião com De Vido para conversar sobre o aumento de investimentos da Petrobras na Argentina.

SAIA JUSTA

A expropriação da YPF colocou em saia justa o ministro de Economia da Argentina, Hernán Lorenzino, durante uma entrevista coletiva com seu colega mexicano, José Antonio Meade, na assembleia semestral do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial (BM), em Washington.

Após Lorenzino não responder às perguntas dos jornalistas durante a entrevista, Meade iniciou seu discurso, afirmando que seria rápido. "Serei breve, para que não digam que exproprio tempo".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/53945/visualizar/