Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Abril de 2012 às 07:08
Por: JARDEL PATRÍCIO ARRUDA

    Imprimir


O combate à dengue deve receber reforço a partir da próxima semana. Um novo plano de ação será posto em prática, desta vez com o apoio do Exército e com o remanejamento de servidores municipais para a “guerra ao mosquito”.

A estratégia de combate foi explicada pelo secretario de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, quando este foi questionado sobre a medida cautelar preparatória de Ação Civil Pública com pedido de liminar, impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), exigindo ação imediata das entidades competentes no combate à dengue.

Na ação o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes propôs, à Justiça Federal, que desse um prazo de cinco dias para que municípios, estado e União executassem um plano para reforçar o confronto à epidemia. Contudo, segundo Lamartine, isso já foi planejado, bem como já está sendo posto em prática.

“Na semana passada houve uma reunião entre Cuiabá, Várzea Grande e o Ministério da Saúde, em que ficou decidido que receberíamos apoio técnico deles. Na quarta-feira me reuni com o general Bernardes, do Exército, e solicitamos a ajuda dele também”, disse o secretário.

De acordo com Lamartine, cerca de 40 homens do Exército farão treinamento com técnicos da Secretaria de Saúde para ajudar na retirada do “lixo da dengue”. Outros 300 servidores lotados na Secretaria de Infraestrutura também serão remanejados para essa tarefa. “O prefeito ordenou a suspensão de várias obras para os servidores poderem auxiliar no combate à dengue”, afirmou.

Outras medidas também estão sendo tomadas para atrair médicos para trabalharem nas policlínicas, como o pagamento de bônus salariais. Além disso, Lamartine entregou um ofício ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, solicitando apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos médicos nestas unidades.

Já a Secretaria de Saúde de Várzea Grande comemora uma vitória jurídica para o combate à dengue. “Agora os agentes irão poder colocar um cartaz naquelas casas em que o proprietário impede a entrada ou que está trancada, explicando que em três dias, caso o dono do imóvel não entre em contato com a prefeitura, poderemos entrar com o auxílio de um chaveiro”, comemora Márcio Pereira, coordenador municipal do combate à dengue.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/53996/visualizar/