Capacidade de endividamento do município não seria suficiente para obra. Projeto era previsto como complementação ao VLT, hoje em construção.
Prefeitura de Cuiabá descarta implantação do BRT
A decisão da Prefeitura de descartar o projeto surge num momento em que o andamento das obras do VLT estão em discussão devido à admissão, por parte do estado, de que nem todos os trechos previstos deverão ficar prontos para a Copa de 2014 tal como havia sido estabelecido no contrato, assinado com um consórcio de três empreiteiras por mais de R$ 1,477 bilhão.
Em 2012, o então prefeito Chico Galindo (PTB) anunciou que recuperaria o projeto do BRT, sistema de corredores exclusivos para ônibus, antes assumido pelo estado como a grande obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo em Cuiabá até ser trocado pelo VLT.
A idéia era de que o BRT ajudasse a dar agilidade nos deslocamentos do transporte coletivo local em parceria com o VLT, que teria a função de ligar os pontos mais distantes da grande Cuiabá – do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande (região metropolitana da capital) até a região do CPA e do centro da capital até a região do Coxipó.
Porém, a nova gestão do município, do prefeito Mauro Mendes (PSB), verificou que a implantação do BRT na cidade demandaria um financiamento que os cofres municipais não têm condição de suportar.
Este financiamento existe e já está aprovado pelo governo federal, mas determina que o município pague o valor financiado integralmente, o que as reservas municipais não conseguiriam cobrir, situação prevista pela atual gestão. Por isso, a Prefeitura resolveu priorizar outras ações, utilizando a verba disponível para dar de contrapartida nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), além de intervenções nas áreas de saneamento básico, asfaltamento, regularização fundiária e habitação.
De qualquer maneira, seguem ações do município na área do transporte coletivo. Já implantada na Avenida Isaac Póvoas, a faixa exclusiva para ônibus também deverá ser implantada em outras três grandes avenidas: Getúlio Vargas, Carmindo de Campos e Beira-Rio.
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