Ator se enforcou acidentalmente durante a peça. (Foto: Sandro Azevedo/VirtualGuia/Divulgação)
O ator Thiago Klimeck, que se enforcou acidentalmente enquanto interpretava o personagem Judas no espetáculo da Paixão de Cristo, em Itararé (SP), mantém quadro clínico de coma profundo, sem sedação nem reação a estímulos, com lesões por isquemia severa encefálica bilateral (redução do fluxo sanguíneo no cérebro). De acordo com o último boletim médico da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, divulgado às 16h50 desta sexta-feira mediante autorização da família do ator, o estado de saúde de Klimeck é gravíssimo.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Itararé, Eduardo Seiji Waricoda, foi ouvido hoje pela polícia, mas o delegado José Vitor Bacetti não havia sido encontrado até as 17h para comentar o teor do depoimento. Klimeck usava um equipamento do Corpo de Bombeiros para interpretar o enforcamento. "Vamos querer saber se, para usar o cinto ou o colete, ele necessitava de um conhecimento mais técnico. Se o objeto pertence mesmo à instituição, como ele foi cedido?", questionou Bacetti na última terça-feira.
O delegado ressaltou, porém, que a causa provável do enforcamento foi um cadarço utilizado pelo ator, o que isentaria a culpa dos bombeiros. "Em tese, um cadarço que amarrava a capa que ele usava é que o enforcou. Ele pode ter prendido de uma forma que veio a soltar ou apertar o nó. Aguardamos mais detalhes do médico legista e do Instituto de Criminalística", disse Bacetti. A polícia trabalha apenas com a hipótese de acidente.
Segundo nota do hospital, o ator de 27 anos foi internado "com severa injúria cerebral por anóxia prolongada, causada por asfixia mecânica". A Santa Casa ressaltou que avaliação dos setores de urgência e emergência, terapia intensiva, radiologia e neurocirurgia descartaram a necessidade de intervenção cirúrgica, preferindo o tratamento por coma induzido. "Desde lá, manteve estado de coma profundo, sendo que as tomografias seriadas demonstram lesões por Isquemia Severa Encefálica Bilateral", diz a nota.
Thiago Klimeck foi encontrado desacordado na noite de sexta-feira passada, de acordo com a Guarda Municipal. O ator teria se confundido com os nós da corda no cenário e foi socorrido pela equipe da peça. Conforme a polícia, Klimeck foi encaminhado para a Santa Casa do município após passar cerca de quatro minutos desacordado. Na manhã de sábado, ele foi transferido para a Santa Casa de Itapeva.
Comentários