Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 09 de Abril de 2012 às 08:43
Por: Glaucia Colognesi

    Imprimir


    O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso, Adriano Silva, desmentiu a secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e garante que as 100 bolsas de iniciação científica e de extensão oferecidas pela pasta estão com pagamento atrasados como afirma os graduandos da Unemat, de Sinop. "A Secitec está em débito. O governador (Silval Barbosa) disse que assim que a nova secretária assumisse iríamos sentar para resolver isso", afirmou o reitor.

     O atraso no pagamento e a falta de professores e de estrutura física no campus de Sinop gerou manifestação entre os estudantes que percorreram as principais avenidas da cidade com cartazes expondo frases de protesto em punho.

     Segundo Adriano, o ex-secretário Adriano Breunig reconheceu o débito perante os estudantes e a própria reitoria da universidade. Porém, à imprensa, Breunig enviou uma nota negando a dívida.

     No dia 21 de março, a Secitec informou, por meio da assessoria de imprensa, que não faz nenhum pagamento de bolsas universitárias diretamente aos alunos. De acordo com a pasta, as bolsas que financia são referentes a dois termos de cooperação com a Fapemat, de R$ 270 mil cada. A secretaria garantiu não haver atraso nos repasses à fundação, responsável por direcionar os valores aos estudantes.

     Pontuou ainda que os termos de cooperação têm vigência entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, não correspondendo, portanto, ao período de reclamações dos graduandos, que afirmam que as bolsas estão atrasadas há sete meses.

     O reitor explica que a seletiva para os alunos que iriam ser beneficiados com as bolsas foi feita em agosto de 2011 e que a Secitec demorou para fazer o termo de cooperação, que foi assinado apenas dia 20 de dezembro. Por conta disso, os alunos desempenharam suas funções estabelecidas no programa de bolsas, mas ficaram sem receber nesse período.

     Conforme o reitor, a secretaria já tem ciência do problema gerado com a morosidade da assinatura da documentação com o Governo e se negou a regularizar os meses anteriores a dezembro. "Passei essa demanda para o governador e isso foi encaminhado para uma equipe técnica analisar e ver como vai resolver", finalizou Adriano Silva.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54691/visualizar/