"Gladiadores" protestam no Coliseu de Roma contra proibição
Uma dezena de "gladiadores" que trabalham tirando fotos com turistas no Coliseu de Roma se manifestaram no sábado no monumento, em protesto contra a decisão da Prefeitura de proibir a atividade.
Diante dos olhares de milhares de turistas e romanos que visitavam o famoso Anfiteatro Flaviano (verdadeiro nome do Coliseu), os manifestando protestaram por oito horas com cartazes e gritando frases como: "Alemanno [Gianni Alemanno, prefeito de Roma] nos dá uma mão", "30 famílias romanas sem pão a partir de hoje" e "Direito ao trabalho".
Enquanto quatro "gladiadores" subiram ao segundo andar do Coliseu e colaram cartazes, outros informavam os visitantes sobre as causas da manifestação e também se reuniram com representantes da Prefeitura.
"FALSOS GLADIADORES"
A Superintendência de Bens Arqueológicos de Roma e a Prefeitura decidiram há vários dias proibir a presença dos falsos "gladiadores" do Coliseu, por considerá-los "abusivos". Outra exigência foi retirada de todas as caminhonetes que vendem lembranças ou comidas e bebidas no local como forma de preservá-lo.
Por outro lado, os manifestantes pedem que seu trabalho seja regularizado pela administração municipal. "Não somos delinquentes, somos pais de família que têm direito a um trabalho. É com ele que levamos o pão para casa. Não podem fazer isso, não incomodamos ninguém e não destruímos o Coliseu. Os turistas estão muito felizes em tirar fotos conosco", disse Claudio, um dos "gladiadores".
Os turistas afirmaram que os "gladiadores" não fazem mal a ninguém e alguns romanos aproveitaram a oportunidade para criticar a Prefeitura pelos depósitos de lixo existentes no lugar. A queixa é que isto sim deixa a área do Coliseu menos bela.
Comentários