Desfalcado, Grêmio quer bater Caxias e garantir melhor campanha
Mesmo com problemas em todos os setores do time, o Grêmio quer vencer o Caxias, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Olímpico, pela última rodada da Taça Farroupilha. Com 15 pontos na classificação, o Tricolor está um ponto atrás do Internacional na pontuação geral, o que levaria um possível Gre-Nal em mata-mata na decisão do turno para o Beira-Rio.
Há problemas na defesa, no meio e no ataque. Na zaga, Gilberto Silva, que sofreu uma fratura do nariz, ainda não deve retornar à equipe. Após a derrota para o Pelotas, em que a zaga foi formada por Vilson e Pablo, Luxemburgo resolveu mexer para o confronto contra o Ipatinga, pela Copa do Brasil, formando uma equipe no 3-6-1, com Vilson, Naldo e Werley. A tendência é que o 4-4-2 volte a ser o esquema neste domingo.
O principal problema, entretanto, é no ataque. Além da fratura no tornozelo de Kleber, que só retorna aos gramados no segundo semestre, o Grêmio se vê também sem o boliviano Marcelo Moreno, que sofreu uma lesão muscular contra o Ipatinga e só deve retornar, na melhor das hipóteses, nas quartas de final da Taça Farroupilha. Bertoglio e André Lima devem formar a dupla de ataque, com Leandro e Miralles correndo por fora.
No meio está a boa notícia. O trio de volantes formado por Fernando, Souza e Léo Gago está confirmado. A única dúvida que persiste é entre Marco Antônio e Marquinhos. Titular, o ex-jogador da Portuguesa está praticamente recuperado e tem boas chances de entrar em campo, ao menos no segundo tempo, para readquirir ritmo de jogo.
Campeão da Taça Piratini, quando eliminou o Grêmio na semifinal em uma decisão por pênaltis, o Caxias ainda tem chances de se classificar aos mata-matas da Taça Farroupilha, embora sejam remotas. A equipe grená precisa vencer o Tricolor e torcer por dois resultados paralelos.
Segundo o técnico Paulo Porto, a ordem é não poupar a equipe por já estar classificada à final do Gauchão. "Vamos continuar focados no próximo confronto como sempre fizemos desde o início da competição", garantiu o comandante caxiense.
A curiosidade fica por conta da arbitragem: Márcio Chagas da Silva apitará o jogo. No ano passado, Chagas teve atuação polêmica na final da Taça Piratini, disputada entre Grêmio e Caxias, por dar um acréscimo de oito minutos no segundo tempo, quando o Tricolor perdia por 2 a 1. A equipe da capital empatou o jogo aos 50 minutos do segundo tempo e venceu a decisão por pênaltis, gerando protestos do time serrano.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CAXIAS
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 8 de abril de 2012, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Lúcio Flor e Elemar Palmeira
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Werley, Vilson e Júlio César; Fernando, Souza, Léo Gago e Marquinhos (Marco Antônio); Bertoglio e André Lima.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CAXIAS: Paulo Sérgio; Michel, Gabriel Atz, Tiago e Fabinho; Umberto, Paraná, Lucas Galvão e Wangler; Marcos Paulo e Vanderlei.
Técnico: Paulo Porto
Comentários