Montadoras aumentam experiências de luxo a clientes "exclusivos"
De olho no segmento de luxo do mercado de automóveis, montadoras como Mercedes-Benz, Land Rover, Audi e BMW estão expandindo no Brasil ações de relacionamento com os clientes.
A ideia é transportá-los para universos "exclusivos", como pistas de corrida e haras, nos quais terão uma experiência única com seus carros.
No Haras Larissa, a 117 quilômetros de São Paulo, a Land Rover montou o primeiro centro de experiência da América Latina, espaço "exclusivo do exclusivo".
O cliente paga de R$ 800 a R$ 1.200 para a "experiência" de dirigir modelos da marca em diversos terrenos --o hotel local é só para convidados.
Adriano Vizoni - 21.jan.12/Folhapress | ||
No haras da Land Rover, cliente paga de R$ 800 a R$ 1.200 |
O professor de pós-graduação Marcus Soares, 56, fez isso em duas expedições, uma delas para Botsuana (África), e disse que não enxerga motivação contrária à ação de marketing das montadoras.
"Com a experiência, associei a marca ao veículo e passei a ter confiança", afirma.
"A marca tem apelo próprio, mas a experiência acrescenta na decisão de comprar ou não o carro", diz o consultor Hugo Caccuri Júnior, 55.
O responsável pelo centro da Land Rover, Augusto Carvalho, afirmou que o conceito de "experiência" vem crescendo no Brasil. Sem detalhar números, afirma que a ação "planta uma semente" para a decisão de compra.
Na Audi, a lista de convidados para viagens ao exterior é de responsabilidade do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), associação de empresários brasileiros liderados por João Dória Júnior.
Na lista, segundo o diretor de vendas e marketing da Audi, Leandro Radomile, estão "presidentes de grandes organizações" que se hospedam no hotel montado na pista de Le Mans, na França, para assistir à corrida.
Segundo Radomile, 40% da estratégia de marketing da marca é para o relacionamento com cliente. "Marcas transmitem status só sentido com experiências como essa."
A Mercedes-Benz tem seis ações dessas no calendário anual. Para 2012, a marca aumentou de 10 para 12 os eventos de apresentação ("road show") em cidades que ainda não têm concessionária.
"Esse é um investimento que cresce a cada ano e demonstra resultados associados a outras ações, como a comunicação no varejo", diz o gerente de comunicação de marketing da Mercedes no Brasil, Arthur Wong.
A BMW vai iniciar neste ano, com quatro carros, na competição GT Brasil, cujas corridas são cercadas de glamour e servem como ações para vendas. No calendário da marca, também há festival de música e "test drive".
"Os eventos são fundamentais para mostrar a marca. Cerca de 30% da verba com marketing é destinada a ações com o cliente", diz o presidente da BMW no Brasil, Jörg Henning Dornbusch.
Comentários