Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 07 de Abril de 2012 às 13:18
Por: Tássia Thum

    Imprimir


Carlos Tadeu Azevedo / VC no G1
Ruas de Teresópolis ficaram alagadas.
Ruas de Teresópolis ficaram alagadas.

O comerciante Paulo Roberto Elias, 60 anos, foi uma das pessoas resgatadas de barco na enchente ocorrida na noite desta sexta-feira (6), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Para fugir da correnteza, ele e outros oito funcionários de sua pizzaria se abrigaram no telhado do estabelecimento.

Veja o resgate no vídeo ao lado.

Paulo relata que a água chegou quase ao teto do estabelecimento e estragou fornos, geladeiras e a mobília. Ao todo, ele estima um prejuízo de cerca de R$ 140 mil.

O comerciante e os funcionários foram resgatados pelo frentista de um posto de gasolina vizinho à sua loja. “Nem acreditei quando vi o barco, esse rapaz surgiu não sei de onde. Ele me levou até a uma rua alta, de ladeira, e lá fiquei. Não posso ir pra casa, porque a rua onde eu moro também está cheia”, disse o empresário.

Uma das pessoas que conduzia o barco era o frentista Rômulo. Ele conta que viu o barco amarrado em um poste próximo ao posto e resolveu junto com um outro amigo pegar a embarcação e circular pela cidade.

“Não tínhamos muito tempo para pensar. Foi tudo muito rápido. Primeiro pensamos em ajudar, as pessoas que necessitavam mais, como crianças e idosos”, falou Rômulo.

Paulo Roberto Elias, que tem 1,70 m de altura, diz que a água ultrapassou 1,50m. “Foi uma coisa impressionante, foi assustador, ainda não estou acreditando no que aconteceu”, desabafou o empresário, que na tragédia provocada pela chuva no ano passado, perdeu alguns amigos.

O empresário Isai Pereira registrou o resgate, que aconteceu na Rua Carmela Dutra, no bairro de Agriões. Segundo o morador, os condutores do barco improvisaram remos com vassouras.
Três mortos em Teresópolis

Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 23h40 a chuva já havia deixado três mortos em Teresópolis. Segundo as primeiras informações, uma delas seria um adolescente de 14 anos, morador do bairro Quinta Lebrão, que foi resgatado sem vida juntamente com um casal. Uma criança teria sido retirada com vida do deslizamento, no mesmo local.

Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o sistema de alerta sonoro da cidade foi acionado nos bairros de Perpétuo e Rosário, e moradores estão sendo orientados a seguir para os pontos de apoio.

Oito deslizamentos
chega a oito o número de deslizamentos de terra em Teresópolis. A informação foi confirmada pela Secretaria de estado de Defesa Civil, que informou ainda que o secretário e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, seguiu para o município, onde acompanha os trabalhos de resgate.

Mapa copm a localização de Teresópolis (Foto: Arte/G1)



A serra Rio-Teresópolis está totalmente fechada nos dois sentidos. De acordo com a Concer, concessionária responsável pela via, a interdição ocorre por medida preventiva, já que chove muito forte na cidade. Não há previsão de reabertura.

Friburgo
Em Nova Friburgo, também na Região Serrana, a chuva forte do fim desta tarde provocou um deslizamento de terra na RJ-142, estrada que liga os distritos de Mury a Lumiar. Segundo a Defesa Civil do município, motoristas que trafegam pelo local devem dirigir com atenção, pois a rodovia opera em meia pista.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, em quatro horas choveu mais do que o esperado no município para o mês inteiro. Mais cedo, o Rio Bengalas, no Centro da cidade, chegou a transbordar, mas as águas já retornaram ao nível normal.

Todos os rios da Região Serrana estão em estágio de atenção, ainda de acordo com o Inea. A Defesa Civil do estado informou que as equipes estão mobilizadas nos dois municípios.

Em janeiro de 2011, a chuva que devastou municípios da Região Serrana deixou mais de 900 mortos.





Fonte: Do G1 RJ

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54810/visualizar/