Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Abril de 2012 às 23:01

    Imprimir


Nos últimos anos, Cuiabá vem figurando entre as cinco cidades com os maiores índices de acidentes de trânsito. Diariamente, uma pessoa morre na Baixada Cuiabana, vítima de alguma ocorrência no trânsito.

As informações são do secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), Josemar de Araújo Sobrinho, que, nesta quinta-feira (5), participou do lançamento de mais uma campanha de conscientização para os motoristas cuiabanos, realizada na Praça 8 de Abril (Choppão).

A ação faz parte do pacote de ações promovidas pela Prefeitura de Cuiabá para comemoração do aniversário de Cuiabá, que, no próximo domingo (8), comemora 293 anos.

Agentes da pasta abordaram os motoristas que passavam pelo local para entrega de saquinhos de lixo para serem colocados no carro. Com ele, são entregues panfletos com orientações aos motoristas para que respeitem a faixa de pedestre e a velocidade máxima permitida no perímetro urbano, que é de 60 km/h.

Segundo Sobrinho, os motoristas abusam da falta de fiscalização para cometerem abusos no trânsito.

“Como nós não temos ainda a fiscalização eletrônica, os motoristas, na certeza da impunidade, acabam abusando do excesso de velocidade. A blitz quer transmitir para os nossos motoristas que, quando eles forem pra rua, levem consigo aquela velha e boa educação, sabedoria e paciência para o trânsito”, disse o secretário.

Paciência essa que deverá aumentar, segundo Sobrinho, com o início de obras de mobilidade urbana visando a realização da Copa do Mundo de 2014, quando ruas e avenidas serão interditadas, horários dos serviços públicos serão alterados e rotas alternativas deverão ser usadas pelos motoristas.

Ao MidiaNews, Sobrinho afirmou que, mensalmente, a secretaria recebe relatórios afirmando a necessidade de recuperação de grades em canteiros centrais e calçadas, postes de semáforos e abrigos de ônibus, prejuízos materiais que se convertem em prejuízos e transtornos para a comunidade.

No entanto, ele salientou que a perda material não é o principal motivo para realização da campanha.

De acordo com o secretário, diariamente o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá recebe em torno de 25 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Grande parte das vítimas é de jovens entre 18 e 29 anos e a maioria é motociclista.

“Nos leitos no Pronto-Socorro, 60% das pessoas politraumatizadas que estão internadas lá são vítimas de acidentes de trânsito. É um índice muito alto para uma capital como a nossa. Nós temos que trabalhar essa conscientização, porque é difícil para um pai de família ter que enterrar um filho que ainda está na flor da juventude, ou para uma mãe ter que ver uma filha condenada a passar o resto da vida dela em uma cadeira de rodas”, ressaltou.

O secretário afirmou que a campanha deverá continuar, com palestras educativas sendo realizadas em escolas e empresas da Capital e realização de blitzs pelas principais vias da Capital, sempre fixando na cabeça do motorista os principais pontos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Porque não adianta o governante colocar redutor de velocidade, semáforo inteligente e fiscalização eletrônica, se as pessoas não tiverem consciência de que precisam deixar o trânsito mais humano”, afirmou Sobrinho.

Segundo o secretário, esta é uma ótima oportunidade para a população ter contato com os agentes de Trânsito e sanar as dúvidas quanto à correta conduta no trânsito. Ao todo são mais de 300 artigos no CTB que devem ser respeitadas. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54860/visualizar/