Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Abril de 2012 às 18:06

    Imprimir


“Sofri com nódulos nas cordas vocais durante oito anos. Se o profissional aprendesse a utilizar a voz, não sofreria com esses problemas”. A educadora Maria Áurea da Silva Sanches faz parte dos 70% de brasileiros que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Para orientar tais profissionais, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) inicia no dia 16 de abril, a 5ª edição da Campanha da Voz.

O lançamento do Programa será às 15h, no auditório da Secretaria, com o objetivo de alertar os profissionais da educação sobre hábitos que originam problemas vocais, desde sintomas simples até questões como o câncer de laringe. A professora da rede estadual Maria Áurea, por exemplo, inicialmente apresentou voz rouca, mas o problema agravou de tal forma que teve como resultado o desvio da função.

A educadora lecionava Língua Portuguesa para uma turma de 50 estudantes na Escola Estadual Liceu Cuiabano, mas atualmente está lotada no Instituto dos Cegos, onde ministra aulas para uma equipe reduzida de alunos. “Tive que fazer tratamento com o fonoaudiólogo e ele alertou que a necessidade, muitas vezes, de alterar a voz prejudicou as minhas cordas vocais”, afirma.

Maria Áurea ainda lamenta a falta de instrução aos profissionais durante o período de graduação. Segundo ela, entre as diversas disciplinas ofertadas na faculdade deveria haver alguma matéria direcionada ao uso adequado da voz. “As pessoas saem da faculdade sem saber utilizar a voz dentro de uma sala de aula, além de muitas vezes não encontrarem condições adequadas para lecionar”, declara a professora aos 24 anos de serviço público.

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Nacional da Voz. Em todo o país há mobilizações direcionadas à conscientização da sociedade sobre os cuidados a serem tomados com a saúde vocal, além de alertas ao câncer de laringe que afeta 15 mil brasileiros por ano. (Ascom Seduc/MT)





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54877/visualizar/