Anac confirma resultado do leilão de Viracopos
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou na quinta-feira o consórcio formado perlas construtoras Triunfo e UTC como vitorioso do leilão do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
O grupo, que conta também com a operadora francesa Egis Avia, venceu o leilão em fevereiro ao oferecer R$ 3,8 bilhões como valor de outorga (concessão).
Nesta quinta-feira, a diretoria da Agência divulgou que fez a homologação do resultado para os três aeroportos (Guarulhos, Viracopos e Brasília). Pelo cronograma, a celebração dos contratos está prevista para 25 de maio.
No caso de Viracopos, um consórcio perdedor, liderado pela construtora Odebrecht, chegou a recorrer do resultado.
A comissão especial de licitação da Anac já havia orientado pela confirmação do resultado a favor das construtoras, mas a decisão ainda precisava ser ratificada pela diretoria.
O Palácio do Planalto abrigou várias reuniões para avaliar se as vencedoras cumpriam, de fato, as condições contratuais. Nos bastidores, havia dúvida sobre a capacidade de o consórcio liderado pela Triunfo cumpri-las. Avaliou-se inclusive a possibilidade de desclassificação do primeiro colocado.
Nessa ocasião, a Triunfo se manifestou afirmando que havia sido comprovada a viabilidade financeira da proposta, que as empresas formadoras do acordo atendiam às exigências do edital e tinham "plena capacidade econômica para realizar os investimentos necessários".
Viracopos registrou 7,54 milhões de passageiros em 2011, uma alta de 38,9% em relação ao ano anterior.
Comentários