Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 05 de Abril de 2012 às 22:07

    Imprimir


Strikeforce/Site Oficial
Alistair Overeem tinha 14 vezes mais epitestosterona em seu organismo do que um ser humano normal.
Alistair Overeem tinha 14 vezes mais epitestosterona em seu organismo do que um ser humano normal.

A Comissão Atlética de Nevada informou, nesta quinta-feira, que o nível de epitestosterona encontrado na amostra de urina usada no exame antidoping do holandês Alistair Overeem era 14 vezes superior ao encontrado em um ser humano comum. O lutador enfrentaria o brasileiro Junior Cigano pelo título dos pesos-pesados do UFC no dia 26 de maio, em Las vegas. Overeem ainda tem o direito de pedir a contraprova. Caso o resultado da segunda análise seja mantido, o lutador será suspenso e não poderá disputar o torneio.

A epitestosterona é um agente mascarante, e também um metabólico biológico da testosterona. Sua função é equilibrar a quantidade de hormônio masculino produzido pelo organismo através do uso de esteróides anabolizantes.

Segundo o site "MMA Fighting", o diretor-executivo da Comissão Atlética de Nevada, Keith Kizer, informou ainda que a Wada (Associação Mundial Antidoping) tolera que o nível da substância esteja até quatro vezes acima do encontrado em um ser humano normal, e que a Comissão permite que um atleta participe de uma competição com até seis vezes mais de epitestosterona. A contraprova, caso seja pedida, mostrará através de testes com isótopos de carbono se a substância tem origem natural ou se ela é sintética, eliminando qualquer dúvida sobre a questão.

Por não ser um atleta filiado à Comissão Atlética de Nevada, já que é holandês, Overeem não pode ser punido por ela. Mas a entidade tem o direito de não lhe conceder a licença para lutar em sua jurisdição, como é o caso da cidade de Las Vegas.

Para níveis de comparação, o nível de epitestosterona encontrado no corpo de Alistair Overeem ainda é um pouco menor do que o encontrado no de Chael Sonnen após a sua derrota para Anderson Silva no UFC. Na ocasião, o exame de Sonnen apontou a existência de 16,9 vezes mais epitestosterona do que em um ser humano normal. O lutador foi suspenso por um ano.

Até o momento, o UFC não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas há rumores de que Frank Mir já esteja sendo contactado para substituir Overeem na disputa do título contra Junior Cigano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54931/visualizar/