Leozenir sugere "Programa Psicólogo em Casa" para famílias carentes
Como o custo de tratamentos psicológicos é muito alto e isso dificulta o acesso a esse tipo de atendimento médico por pessoas de baixa renda, a 1ª secretária da Câmara de Vereadores de Sinop, Leozenir Severo, sugere que esse tipo de trabalho seja ofertado gratuitamente às famílias carentes sinopenses.
Porém, a parlamentar sugere que esse atendimento seja diferenciado. Por isso, indica ao Poder Executivo a necessidade de instituir o Programa Psicólogo em Casa no município. Em anteprojeto enviado ao prefeito Juarez Costa e à secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ivone Costa, Leozenir quer que esse atendimento seja ofertado, prioritariamente, famílias carentes atingidas por falecimentos de entes queridos.
De acordo com o anteprojeto, terão preferência ao atendimento do programa, as famílias onde houve vítimas de mortes violentas, como acidentes de trânsito e assassinatos, por exemplo.
“A morte é sempre um evento traumático que promove profundo impacto e até estado de choque em alguns familiares. Quem já passou por um processo de luto sabe como é difícil superar a perda e seguir em frente, a pessoa atravessa várias fases no luto”, explica.
Caso o prefeito aceite a proposta, o Programa será somente para famílias carentes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e beneficiará somente familiares com parentesco de primeiro grau. Ainda, o atendimento será realizado na residência da família enlutada por um profissional graduado em Psicologia ou estagiários no último ano de graduação.
“No período de luto, a pessoa encontra-se sob forte impacto da perda e suas mais diversas consequências sobre a saúde física, emocional e social. Sendo assim, as famílias enlutadas receberão atenção especial no que diz respeito às
providências básicas e necessárias para a realização de um funeral, como também terão à sua disposição acompanhamento psicológico especializado que lhes assegure tranquilidade e um breve restabelecimento às atividades normais, sem maiores consequências sociais”, salienta a vereadora, lembrando que a Administração Pública também poderá colocar a disposição das famílias enlutadas, um psicólogo para atender na Capela Mortuária Municipal, no Cemitério de Sinop.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.
Comentários