Partidos criam comissão suprapartidária para lançar candidatura única em Nova Marilândia
Representantes de oito agremiações partidárias em Nova Marilândia se reuniram na noite desta quarta-feira (28.03), criaram uma comissão suprapartidária para coordenar o lançamento de uma candidatura única no município. A iniciativa está sendo coordenada pelo empresário e suplente de senador José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que no grupo representa o Partido da República (PR).
Cidinho falou em nome do partido republicano e destacou a importância de um processo democrático capaz de unir a classe politica em torno de um objetivo comum, contribuindo com as mudanças ocorridas nos últimos anos na cidade. Para ele, as lideranças partidárias dão um bom exemplo para a sociedade quando revelam ter desprendimento, fazendo surgir na população um sentimento de amor e respeito pela cidade em que vivem.
“Esse projeto só fortalece a democracia e acima de tudo demonstra que a classe politica pode dar exemplos, incentivando a pratica politica consciente” frisou.
Os diretórios municipais e comissões provisórias do PMDB, PR, PT, DEM, PP, PSD, PSB e PSDB criaram inclusive um regimento que norteará todo o processo que culminará com a escolha do candidato a prefeito e vice nas eleições de 2012.
O objetivo é promover um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento do município, com a intenção de que as candidaturas se submetam aos interesses da população, e contribuam para a construção de um processo democrático, reduzindo o desgaste politico provocado pelas campanhas eleitorais. Com o sucesso da empreitada as lideranças acreditam que o município terá resultados positivos, unindo todas as correntes em torno de um mesmo interesse, que é o de continuar crescendo e transformando a vida das pessoas.
Ainda de acordo com as lideranças, a cidade teve resultados positivos quando em 2004 houve apenas uma candidatura pelo comando da administração municipal, reelegendo o então prefeito José Aparecido dos Santos.
Os representantes dos partidos elegeram uma comissão de acompanhamento formada por pessoas de notório respeito na sociedade, e sem a participação de políticos e ou candidatos a qualquer cargo na eleição municipal de Outubro. Eles serão responsáveis pela condução dos trabalhos, que incluem realização de prévias e pesquisas para escolher os candidatos a prefeito e vice. Os integrantes são o juiz de paz Antônio José de Oliveira Neto (presidente), o Padre Arlindo Adriano Santos (vice), a policial civil Ana Ligia Santos (secretária), José Gildo Benoci (tesoureiro), o Pastor da Igreja Assembléia de Deus Jesus Abadias e Reginaldo dos Reis da Batista Nacional.
Os partidos que pretendem indicar candidatos às prévias terão de 02 a 05 de Abril, para requererem junto a comissão a inscrição de pré-candidato a prefeito. Após esse prazo a comissão terá até o dia 13 de abril para comunicar aos partidos os candidatos ao cargo. A deliberação sobre as pré-candidaturas a serem encaminhadas para homologação em convenção partidária obedecerá a critério de pontos compreendidos entre 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo que aquele que alcançar a maior pontuação terá o direito de indicar o cabeça de chapa da ampla coligação.
A votação para a escolha do candidato a prefeito será feita numa prévia em 12 de Maio, e depois ratificada pelos partidos nas convenções municipais marcadas para o mês de Junho. O candidato à vice também será escolhido nos mesmos moldes, e o nome dos postulantes passará por uma prévia no dia 18 de Junho.
O fato é inédito no Mato Grosso e pode inspirar outras cidades a adotarem o mesmo sistema, buscando a unidade da classe politica como demonstração de maturidade e responsabilidade cidadã.
Comentários