Mato Grosso registra 2 mil casos de dengue em 7 dias
Nesta última semana Mato Grosso registrou 2.030 mil novos casos de dengue elevando para 9.571 o total de casos da doença no Estado nos 3 primeiros meses do ano. Um aumento de 117% em relação ao mesmo período de 2011 quando a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia registrado entre 1º de janeiro e 29 de março 4.409 notificações da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti que se reproduz em água parada, seja ela limpa ou suja.
Até o momento já são 20 casos graves de dengue registrados em 3 cidades mato-grossenses, informa o boletim semanal da SES. Na liderança aparece Cuiabá com 2.155 casos, sendo 11 graves, seguido de Várzea com 1.010 casos de dengue, sendo 4 de casos graves. Na sequência aparece Sinop (500 Km ao norte da Capital) com 1.542 registros de dengue, sendo 5 casos graves seguida por Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) que notificou até o momento, 174 registros da doença.
Diante do quadro negativo com em todo o Estado, a orientação para a população continua sendo redobrar os cuidados com os locais que acumulam água em casa como vasos de planta e reservatórios de água. Atenção também para o lixo descartado de forma inadequada que serve como criadouro do mosquito e os terrenos baldios com matagal, locais propícios para se tornarem lixões improvisados onde se jogam pneus velhos e todo tipo de lixo que acumula água.
Comentários