Associação alerta para fraude em cartões
Dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) receberam informações de que vários moradores estariam sendo vítimas de golpes envolvendo cartões de crédito, nos últimos dias. O presidente da Acenm, Alexandre Saito, explica que a fraude eletrônica aplicada é conhecida como "phishing", termo oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca. Neste caso, o cartão da vítima é copiado e o golpista passa a ter acesso a todos os dados bancários dela.
O ato consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, dentre outros. Como o nome propõe (phishing), é uma tentativa de um fraudador tentar "pescar" informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes. Diante deste fato, o presidente faz um alerta para que os consumidores fiquem atentos.
Alexandre afirmou que, recentemente, uma empresa mutuense sofreu um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. Ao tentar acessar sua conta pela internet, o site pediu uma atualização. Foi então que seus dados foram copiados e os golpistas conseguiram sacar a quantia.
O próprio presidente disse ter passado por algo parecido recentemente. Ele contou que por volta das 4h recebeu uma mensagem de texto, via celular, informando sobre uma compra no valor de R$ 2 mil. No entanto, como agiu rápido, ele não foi lesado.
"Logo que vi a mensagem, já segui a orientação de que, se caso eu não tivesse efetuado a compra, que entrasse em contato com o banco. Já bloqueei o cartão. Essa compra foi cancelada, pois avisei com antecedência. Depois disso, ainda tentaram fazer mais uma compra de mais de R$ 3 mil".
Ele diz que caso o consumidor não tenha o serviço de receber mensagens no celular após a realização de uma compra, é importante ficar atento à fatura do cartão e conferir todos os gastos impressos no papel.
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