Saúde realiza Semana de Combate à Tuberculose
Com o objetivo de intensificar o combate à tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, realiza de 26 a 30 deste mês, a Semana de Intensificação de Combate à Tuberculose.
A programação inclui avaliação clínica, palestras, exibição de vídeos, distribuição de folder educativos em todas as Unidades e blitz na avenida Mato Grosso, próximo ao Posto Tropical.
Conforme informa o responsável pelo setor de Atenção Básica em Saúde, enfermeiro Raul Tarcisio, a meta da programação é sensibilizar e informar a comunidade sobre os principais sintomas, diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose, bem como identificar pacientes sintomáticos ou aqueles que abandonaram o tratamento.
Segundo o enfermeiro, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar, causada por uma bactéria que pode atingir vários órgãos do corpo humano principalmente o pulmão.
Alguns sintomas da tuberculose são: tosse com secreção (caso ela persista por mais de três semanas), dor no peito, emagrecimento, falta de apetite, febre, cansaço e suor noturno. Em casos mais graves, pode existir dificuldade de respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus no pulmão.
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil novos casos e 6 mil óbitos pela enfermidade.
Cada paciente se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.
Comentários