Rick Santorum ganha primárias da Louisiana, segundo pesquisas
O ex-senador Rick Santorum ganhou as primárias republicanas realizadas neste sábado no Estado da Louisiana (EUA), segundo projeções das redes "CNN" e "NBC".
A votação se encerrou às 21h (horário local, 22h em Brasília) e, segundo as projeções de boca de urna das redes de televisão, Santorum vence o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney com clareza nesse Estado do sul e conservador.
Em terceiro lugar ficou o ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados) Newt Gingrich e em quarto e último o congressista de ideias libertarias Ron Paul, de acordo com essas projeções.
O ex-senador se sai melhor entre eleitores de baixa renda que Mitt Romney, seu principal rival para a indicação do partido à eleição.
Em Nova Orleans, o número de trabalhadores empregados na construção caiu 20% em 2010 (último dado disponível) ante o ano anterior. Em todo o Estado, a queda foi de 10% no período.
Santorum é um católico ligado à Opus Dei e tem a campanha centrada na defesa dos valores morais.
Sua vitória, no entanto, não será suficiente para alcançar Mitt Romney, que triunfou em 21 das 33 primárias realizadas até agora.
Mark Wilson/France Presse | ||
O ex-senador Rick Santorum era o favorito para vencer nas primárias de Louisiana |
POLÊMICA
O ex-senador pela Pensilvânia foi muito criticado por seus rivais esta semana por alguns comentários nos quais sugeriu que preferiria um segundo mandato do presidente Barack Obama a ter a Romney na Casa Branca.
As primárias da Louisiana foram fechadas, o que significa que somente puderam comparecer às urnas os eleitores registrados como republicanos.
Um total de 20 delegados será repartido proporcionalmente entre os candidatos em função dos resultados de hoje e 26 mais em uma convenção estadual prevista para abril.
Segundo as últimas estimativas da "CNN", Romney tem até agora 563 delegados, seguido de Santorum (251), Gingrich (137) e Paul (71).
São necessários 1.144 delegados para assegurar a nomeação presidencial republicana na convenção que esse partido realizará em agosto em Tampa (Flórida), da qual sairá o rival de Obama para as eleições do dia 6 de novembro.
Comentários