Manifesto em Nova Olímpia chama atenção para conservação e preservação da água
Com faixas e cartazes, centenas de pessoas participaram do 10º Manifesto das Águas em comemoração ao Dia Mundial das Águas, neste 22 de março, em Nova Olímpia.
Percorrendo as principais avenidas da cidade, seguindo um mini trio elétrico, alunos, professores e diretores das escolas municipais e estaduais, ambientalistas, autoridades municipais, lideranças religiosas, comunitárias, empresariais e de clubes de serviços celebraram este dia, chamando a atenção sobre o papel essencial da água na vida das pessoas.
O movimento iniciou no Centro de Eventos Municipal e teve seu encerramento defronte a Estação de Tratamento de Água do DAE, onde representantes das Igrejas Evangélicas e Católica levaram suas mensagens e oraram por esse bem insubstituível e essencial para o planeta.
Para o organizador do evento, Valdeci ‘Braddock’ dos Anjos Gonçalves, a cada ano, o Manifesto das Águas ganha mais notoriedade, haja vista a participação voluntária de escolas, igreja, entidades, clubes de serviços e empresas, bem como das autoridades públicas do município.
Ele ressalta que de maneira geral, a sociedade tem muita dificuldade em manter o foco no uso consciente da água, e o desperdício vai se perpetuando, principalmente nas cidades. “Esse movimento faz com que as pessoas parem e reflitam sobre o uso consciente da água”, diz.
Segundo informa o ambientalista, beira o absurdo o nível médio de perda de água no Brasil que é de 40%, um número assustador quando se pensa que de cada 100 litros de água coletada da natureza e tratada para envio à população, 40 litros em média são perdidos, seja por vazamentos, seja por roubo ou outros fatores.
“Precisamos realizar reflexões, análises e elaboração de medidas práticas para que esse recurso natural, de vital importância para a existência da própria vida na Terra, não falte, afinal a água é um recurso que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação”, comenta.
O 10º Manifesto das Águas teve como parceiros a comunidade escolar (municipal e estadual), Prefeitura e Câmara Municipal, Comunidade Religiosa, Comitê de Bacias Hidrográficas Sepotuba, Usinas Itamarati, Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil, DAE, Secretaria de Educação, Comunidade Organizada, Polícia Militar e Conseg.
Comentários