Alunos da Poli se enfrentam em campeonato de aviãozinho de papel
Aviãozinho de papel não é só brincadeira de criança. Para 80 universitários brasileiros é também o objeto de uma competição que envolve conceitos da física.
Eles se reuniram ontem na FAU-USP para uma das seletivas da terceira edição do "Red Bull Paper Wing", o campeonato mundial da "categoria", que ocorre nos dias 4 e 5 de maio em Salzburg, na Áustria.
E se depender de tradição, o Brasil pode ir confiante para a final deste ano. Nas edições anteriores, dois brasileiros terminaram como os melhores em tempo de voo.
Campeão em 2009, o estudante de engenharia de materiais da Poli-USP Leonard Ang, 31, conseguiu fazer seu avião voar por 11s70.
Fauto Victorelle, 22, também da Poli (do curso de engenharia química) foi o recordista de tempo de ontem. Já no quesito distância, Carlos Spegiorina, 21, da mesma faculdade, foi o melhor.
Zé Carlos Barreta/Folhapress | ||
Carlos Spegiorini, 21, campeão na categoria "distância" da seletiva do Red Bull Paper Wings 2012 |
Neste ano são 29 seletivas em universidades do país. Depois da última, no próximo dia 30, serão conhecidos dois dos brasileiros que vão para a final na Áustria.
Ang já tem vaga garantida em Salzburg. "O avião de papel é uma miniatura de um real, precisa seguir conceitos da física, como a aerodinâmica", diz.
Após o evento, estudantes da FAU contestaram no Facebook o local de sua realização: a competição dividiu espaço com uma exposição sobre o hidroanel metropolitano, projeto do governo de SP.
Segundo a faculdade, o professor Alexandre Delijaicov, responsável pela exposição, foi consultado e as medidas de segurança foram tomadas.
Comentários