Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 22 de Março de 2012 às 13:06
Por: LUCCA ROSSI

    Imprimir


Aviãozinho de papel não é só brincadeira de criança. Para 80 universitários brasileiros é também o objeto de uma competição que envolve conceitos da física.

Eles se reuniram ontem na FAU-USP para uma das seletivas da terceira edição do "Red Bull Paper Wing", o campeonato mundial da "categoria", que ocorre nos dias 4 e 5 de maio em Salzburg, na Áustria.

E se depender de tradição, o Brasil pode ir confiante para a final deste ano. Nas edições anteriores, dois brasileiros terminaram como os melhores em tempo de voo.

Campeão em 2009, o estudante de engenharia de materiais da Poli-USP Leonard Ang, 31, conseguiu fazer seu avião voar por 11s70.

Fauto Victorelle, 22, também da Poli (do curso de engenharia química) foi o recordista de tempo de ontem. Já no quesito distância, Carlos Spegiorina, 21, da mesma faculdade, foi o melhor.

  Zé Carlos Barreta/Folhapress  
Carlos Spegiorini, 21, campeÃo na categoria "Distâancia" da Seletiva do Red Bull Paper Wings 2012
Carlos Spegiorini, 21, campeão na categoria "distância" da seletiva do Red Bull Paper Wings 2012

Neste ano são 29 seletivas em universidades do país. Depois da última, no próximo dia 30, serão conhecidos dois dos brasileiros que vão para a final na Áustria.

Ang já tem vaga garantida em Salzburg. "O avião de papel é uma miniatura de um real, precisa seguir conceitos da física, como a aerodinâmica", diz.

Após o evento, estudantes da FAU contestaram no Facebook o local de sua realização: a competição dividiu espaço com uma exposição sobre o hidroanel metropolitano, projeto do governo de SP.

Segundo a faculdade, o professor Alexandre Delijaicov, responsável pela exposição, foi consultado e as medidas de segurança foram tomadas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56056/visualizar/