O primeiro caso este ano de dengue hemorrágica em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde. Uma mulher foi diagnosticada com a doença na última semana e passa por tratamento médico. Para prevenir novos registros do tipo mais grave da doença na cidade, agentes ambientais estão percorrendo os bairros com maiores índices de infestação do mosquito.
O caso de dengue hemorrágica foi confirmado no bairro Ananias Martins, onde mora a paciente. No entanto, o trabalho dos agentes de saúde será intensificado também em outros lugares em que a vítima frequentava. "Teremos que fazer uma busca ativa para saber onde ela foi infectada pelo vírus da dengue", explicou o agente ambiental Aílton Silva Souza.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Rondonópolis teve diminuição nos números de notificação da doença em relação ao mesmo período do ano passado. Do dia 1º de janeiro até 15 de março de 2011 foram registrados 3.884 casos de dengue no estado, sendo 169 em Rondonópolis. Este ano foram 6.721 casos em Mato Grosso e 121 em Rondonópolis.
O coordenador do Centro Controle de Zoonoses, Edgar da Silva Prates, acredita que o índice poderia ser menor se algumas atitudes fossem adotadas pela comunidade. "Dengue não escolhe classe social, nem religião, nem sexo, nem idade. Cabe a nós moradores nos preocuparmos com a doença e fazer de tudo para evitá-la", disse Prates.
Comentários