A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira o início do programa Censo-Inclusão que, pela primeira vez na história da cidade, fará um levantamento de quantas são as pessoas com deficiência no município e em que condições socioeconômicas vivem.
As informações levantadas por meio do censo servirão de parâmetro para criar e reformular políticas públicas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, conforme informou a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, responsável pelo programa.
Ele chegará até as pessoas por meio do Correio e as estimativas indicam um total de 2,4 milhões de moradias a serem consultadas. Mas os formulários também poderão ser encontrados nas 31 subprefeituras de São Paulo, onde poderão ser retirados para preenchimento e envio posterior pelo Correio, com postagem gratuita por meio de Carta Resposta Comercial.
Uma alternativa para preenchimento do Censo é a internet. A prefeitura disponibilizou o endereço www.censoinclusao.sp.gov.br, que disponibilizará as informações, com recursos de acessibilidade para permitir que as próprias pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam preencher o questionário com segurança e autonomia.
A principal inovação do site, em termos de páginas da internet do poder público, são os vídeos explicativos em Língua Brasileira de Sinais para textos para possibilitar o acesso às pessoas surdas.
Mas o sítio virtual conta também com ampliação de texto e variação de contraste para pessoas com baixa visão e idosos, compatibilidade com leitores de tela para pessoas com deficiência visual e possibilidade de navegação com diferentes hardwares além do mouse tradicional.
As respostas - tanto pelo Correio quanto pela internet - devem ser enviadas até o dia 21 de maio. Mais informações sobre o Censo Inclusão podem ser obtidas pelo e-mail censoinclusao@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 3913- 4025 / 4026 / 4027, mas apenas a partir do dia 23 de março, das 9h às 18h.
Comentários