Tradição e confiança são parte do sucesso de vendas
Num mercado com quase 300 opções de modelos, os cinco preferidos pelos consumidores têm longa tradição no País. Esse fato, na visão do diretor da consultoria ADK, Paulo Roberto Garbossa, é um dos fatores que os mantêm no topo da lista. Quanto maior o volume de produção, menor o custo de manutenção e das peças de reposição. "Revender um carro de boa aceitação no mercado também é mais fácil."
O Gol é um caso único no País. É líder de vendas há 25 anos e desbancou o Fusca, outro modelo Volkswagen que permaneceu no topo por 24 anos. "Não posso dizer, contudo, que surfamos em cima do sucesso do Gol. Ao contrário, todo dia pensamos numa ação específica para que continue na liderança", diz Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da montadora.
Para ele, o consumidor do Gol "é racional, tradicionalista é está de olho na relação custo/benefício." O desafio para a marca, segundo Sampaio, é sempre tentar surpreender o cliente. "O Gol tem sido pioneiro em novas tecnologias, como a transmissão automatizada, sensor de estacionamento e computador de bordo". O modelo foi lançado em 1980 e está em sua quinta geração.
A versão mais recente, lançada em 2008, passará por reestilização no segundo semestre e sua frente ficará mais parecida com a do Fox, com faróis quadrados. O G5 também ganhará, finalmente, uma versão com duas portas, segundo fontes do mercado. Hoje, há 20 versões do modelo à venda, a preços que vão de R$ 26,7 mil a R$ 45,7 mil. O Gol não é o carro de maior longevidade da VW. O Golf é líder de vendas na Alemanha desde o lançamento, há 35 anos. Também é o modelo mais vendido na Europa Ocidental desde 1990. / C.S
Comentários