Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 17 de Março de 2012 às 17:47

    Imprimir


Uma misteriosa coroa dourada que foi presente do Equador à rainha Vitória será o carro-chefe da exposição de tesouros reais que serão exibidos a partir de sexta-feira em Edimburgo, na Escócia, para celebrar os 60 anos no trono de Elizabeth II.

A coroa, feita por tribos latino-americanas, foi um presente do presidente equatoriano Gabriel García Moreno para a rainha Vitória, a tataravó da atual monarca da Inglaterra, em 1862.

Essa joia é a estrela da mostra "Tesouros dos palácios da Rainha", formada por 100 objetos que serão expostos pela primeira vez na Escócia, até novembro, na sala The Queen"s Gallery do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial de Elizabeth II na Escócia.

Os objetos datam de cinco séculos diferentes e procedem das coleções de nove residências reais. Entre os tesouros que serão exibidos ao público estão obras de arte de mestres italianos como Michelangelo e Leonardo da Vinci, o holandês Rembrandt e o flamengo Peter Paul Rubens.

A origem da coroa dourada, que tem uma distintiva pluma e foi encontrada em 1854 no cantão de Chordeleg, ao sul do Equador, continua sendo um mistério para os arqueólogos.

Os especialistas acreditam que se trate de um tesouro inca ou uma obra de ourivesaria canhari, um povo que resistiu até meados do século 15 ao império inca.

Os analistas do Museu Britânico de Londres, que a examinaram recentemente, consideram que o estilo da coroa indica que a peça possivelmente foi fabricada pelos canharis na região de Cuenca, embora as dúvidas sobre a procedência ainda continuem.

O comissário do Museu Britânico, Colin McEwan, considerou que "é um pouco como uma história de detetives e só dispõem de uma parte do quebra-cabeça".

  Chris Jackson (6.fev.12)/France Presse  
Coroa do Equador será exposta em homenagem ao Jubileu de Diamante de Elizabeth II
Coroa do Equador será exposta em homenagem ao Jubileu de Diamante de Elizabeth II




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56452/visualizar/