Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Março de 2012 às 18:07

    Imprimir


Josi PettengillSecom-MT

O prefeito de Nova Marilândia Juvenal Alexandre da Silva participou no último dia 14 de Março, quarta-feira, de cerimônia realizada no auditório Governador Ponce de Arruda, anexo ao Salão Nobre do Palácio Paiaguás, em Cuiabá, da assinatura de um convênio com o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a execução de obras de saneamento básico na cidade. O convênio foi assinado pelo governador Silval Barbosa, pelo diretor de Engenharia Ambiental da Funasa, Henrique Pires, e pelo prefeito e Nova Marilândia.

O prefeito Juvenal Alexandre comemorou a liberação dos recursos e disse que as obras representam uma melhora na qualidade de vida da população, além de diminuir os transtornos com o fornecimento deficitário atual.

“Esse convênio representa um grande avanço neste setor que passará a atender toda a população com água tratada, transformando a vida das famílias e moradores de Nova Marilândia” ressaltou ele.

Durante a cerimônia, o governador Silval Barbosa salientou que investir em saneamento básico é essencial para a prevenção na saúde. “Essas obras representam um avanço. Queremos levar água potável para todos os municípios de Mato Grosso”, declarou o chefe do Executivo estadual.

A Funasa salientou o diretor Henrique Pires, é um órgão ligado ao Ministério da Saúde. “A escolha dos municípios beneficiados com os recursos foi realizada pela Fundação, que contemplou aqueles que já tinham projetos prontos ou em fase de conclusão”, explicou Pires. O valor total dos recursos destinados a Mato Grosso é de R$ 88.723.183,20, oriundos da Funasa, que serão investidos em obras de saneamento, como captação e ampliação do sistema de abastecimento de água, implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto e obras de melhorias sanitárias domiciliares, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

Segundo Henrique, seria muito difícil para os municípios arcarem sozinhos com os custos das obras de saneamento. “Queremos levar o benefício da água potável e saneamento básico para todo o Brasil, o quanto antes. Somos parceiros de Mato Grosso na busca de melhorias na qualidade de vida da população”, declarou. O secretário da Secid, Nico Baracat, também destacou a importância das parcerias entre municípios, Estado e União para realizar as obras de saneamento. “As parcerias devem se fortalecer cada vez mais, para que consigamos levar saneamento para todos os cidadãos mato-grossenses”.

Os recursos recebidos por Nova Marilândia são da ordem de R$ 1.196 mil reais e serão investidos na construção de uma estação de tratamento de agua e ampliação da rede de distribuição de agua que passará a atender 100% da população, assegurando o abastecimento de água 24hs por dia. Hoje o sistema funciona somente duas horas por dia, sendo uma hora no período da manhã e uma hora no período da tarde, o que dificulta a vida das famílias em suas residências. A estação tratará água do Rio São Francisco de Paula. (Colaborou Solange WollenhauptSecom-MT)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56545/visualizar/