Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 15 de Março de 2012 às 08:40

    Imprimir


Um ataque envolvendo cães causa polêmica na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. Uma estudante da instituição foi atacada por um dos animais na sexta-feira (9) e a direção decidiu expulsar todos os cães do campus.

Os animais chegaram em 2003 e sempre circularam normalmente pelas dependências da Uenf. Apesar disso, a presença deles nunca foi um consenso.

"Eles, às vezes, latem, correm atrás das pessoas, é insuportável", disse Alcenir Vianna, técnico de laboratório da universidade.

Já João Neto, que é estudante, não se incomoda com a presença dos animais. "Eles ficam quietinhos lá no canto deles. Até hoje, não fizeram nada de mau", disse.

Depois do ataque a aluna, a decisão da prefeitura do campos é de que, até o fim do mês, os cães devem deixar o campus. Segundo o prefeito Gustavo Xavier, as 4 mil pessoas que circulam pela Uenf não podem correr riscos, já que, de acordo com ele, esse não é o primeiro ataque dos cachorros.

"O que eu, de fato, tenho que me preocupar é com a integridade física das pessoas que transitam aqui ", afirmou.

Adoção
Algumas pessoas, no entanto, já se mobilizaram para a evitar que os bichos sejam transferidos para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Professores e estudantes organizaram uma campanha de adoção e os animais foram castrados e vacinados. Três deles já ganharam donos, entre eles, o que mordeu a estudante. Outros quatro ainda estão no campus.

"Vão ter assistência veterinária para o resto da vida. Então, quer dizer, a gente só precisa mesmo encontrar um lar para eles", explicou Indiara Sales, que é estudante.

Caso os animais não consigam sejam adotados, serão transferidos para o CCZ. "A gente tem até cinco dias para ficar com os animas aqui dentro, e após isso, tem que ser dado um destino a eles. Por doação à instituição, adoção por pessoa física ou jurídica, ou sacrifício", disse Márcio Duarte, coordenador do canil municipal.

Quem tem interesse em adotar um dos cães, basta ir até a universidade, na Avenida Alberto Lamego.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56687/visualizar/