Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Março de 2012 às 10:05
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


No ano passado, 105 pessoas perderam a vida no trânsito de Rondonópolis, segundo dados da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), uma média de uma morte a cada três dias. O Corpo de Bombeiros, que abriga a sede do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), calcula 20 mil vítimas de acidentes por ano no município, entre acidentes leves e com gravidade.

O fator preocupante é que a frota de veículos da cidade só tem aumentado. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) referente ao mês de fevereiro de 2012 mostram que há 119.219 mil veículos na cidade para uma população contabilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 195.476 pessoas, média de um veículo a cada duas pessoas.

Para evitar que os veículos continuem sendo uma arma na mão da população, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) vão promover uma grande Campanha de Trânsito, com ações durante todo o ano. O objetivo é orientar a população para um trânsito mais consciente e evitar o aumento no número de acidentes.

Os responsáveis pela Campanha de Trânsito vão se reunir nesta terça-feira (13) para definir a logística das primeiras ações. Para o comandante do Corpo de Bombeiros na Região Sul, coronel Vanderlei Bonoto Cante a campanha de conscientização é importante. “Todo o problema de trânsito passa por lá (Bombeiros). Os custos são altíssimos, por isso essa Campanha vem a calhar”.

A campanha já tem garantidos 60 mil panfletos que serão distribuídos nos principais pontos críticos do trânsito de Rondonópolis, como a rua 15 de Novembro, que registrou 123 acidentes em 2011, principalmente entre 15h e 17h. Outros locais como a Avenida Bandeirantes e o cruzamento da rua Frei Servácio com a avenida Barão do Rio Branco, na região central, também são alvos da campanha, pois registraram 117 e 98 acidentes, respectivamente, no ano passado.

De acordo com o coordenador da Politec e secretário executivo do GGI, Nildeson Cândido da Silva, serão entregues cerca de 100 mil panfletos pelos agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrat), com apoio da Polícia Militar. Além disso, a Acir vai contribuir com mídia. Os primeiros 30 dias da campanha serão educativos. Em seguida, os ‘amarelinhos’ vão aplicar multas diante das infrações e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá participar com radares e etilômetros. “É uma luta pela vida. Queremos mudar, melhorar nosso trânsito”, ressaltou.

Para o promotor público Ari Madeira, é importante a união de estratégias. “Acho que não devemos ter planos isolados, mas sim um plano conjunto com as articulações de cada um”.

A ação conta com apoio do 18º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), Sistema Prisional, Detran, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setrat), Ministério Público Estadual, Diocese de Rondonópolis, Lojas Maçônicas, Clubes de Serviço e Igreja Evangélica Assembléia de Deus.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56835/visualizar/