Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Março de 2012 às 09:45

    Imprimir


A Câmara Municipal de Cuiabá e a Rede Cemat firmaram uma parceria para reduzir o gasto de energia elétrica. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 400 mil em melhorias que vão proporcionar a redução de 244,71 MegaWatts/ano, o que equivale a 25% do consumo do Palácio Paschoal Moreira Cabral.

Conforme o Secretário de Administração e Pessoal da Câmara, Márcio Roberto Daima, esse convênio originou-se com o encaminhamento de ofício da presidência do Legislativo municipal à Rede Cemat, solicitando uma avaliação para se constatar a viabilidade técnica e econômica para poder entrar no Programa de Eficiência Energética. Após diagnóstico atestando essa viabilidade, passou-se ao processo de implantação, que está dividido em duas fases.

Na primeira etapa, será feita a substituição, à base de troca, dos aparelhos antigos de ar condicionado, geladeiras e freezers, lâmpadas e reatores por equipamentos novos e mais eficientes energeticamente, todos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Na segunda etapa, será instalado ar condicionado central e os sensores de presença nas salas, gabinetes e outros setores. Estes sensores são aqueles aparelhos que, quando você entra, a luz acende; e quando você sai, a luz apaga.

“Em repartições públicas é comum vermos luzes acesas sem que ninguém esteja ocupando o ambiente. Com os sensores, você elimina definitivamente este desperdício. A estimativa é que as lâmpadas ativadas por este tipo de tecnologia podem reduzir em até 60% o consumo de energia elétrica”, explicou o secretário.

Depois de implantados todos os equipamentos, entra-se na fase de medição e verificação, para avaliar se a eficiência está sendo alcançada. Para garantir a segurança e obter melhores resultados, a Rede Cemat substituiu parte da rede elétrica e quadros de distribuição, por já estarem obsoletos, além de muitos deles terem sido afetados por infiltrações d’água.

Essa parceria público-privada aborda a dimensão da Responsabilidade Socioambiental, articulando interesses econômicos, ambientais e sociais rumo a uma gestão sustentável.

Conforme o Coordenador de Eficiência Energética da Rede Cemat, Ronan Ribeiro Carvalho, “além da economia gerada, outro efeito positivo dessa parceria é a destinação dada aos equipamentos antigos. Eles são recolhidos pela Rede Cemat e encaminhados a empresas credenciadas para fazer a reciclagem. Até mesmo o gás nocivo Coro-Flúor-Carbono (CFC) é recolhido e reciclado, sendo reinserido na cadeia produtiva, retornando em forma de produtos adequados aos novos tempos e às normas de sustentabilidade”.

O Coordenador Ronan Carvalho ainda esclarece que o Programa de Eficiência Energética deve investir, obrigatoriamente, 0,5% da receita operacional líquida da instituição. O mesmo deve estar presente em todas as concessionárias do país, independentemente da nomenclatura utilizada.

As informações são da assessoria de imprensa





Fonte: PV

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56838/visualizar/