Funes pede a salvadorenhos Congresso que garanta governabilidade
O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, pediu aos cidadãos que estão indo às urnas neste domingo que "ajudem a construir um Congresso que dê governabilidade ao país" nos dois anos que lhe restam de mandato.
Do resultado das eleições legislativas dependerá a capacidade de governar de Funes, apoiado pela ex-guerrilha FMLN (Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional), partido que se encontra em empate técnico virtual com a direitista Arena (Aliança Republicana Nacionalista), segundo pesquisas de opinião divulgadas recentemente.
Um total de 4,5 milhões de eleitores salvadorenhos votaram hoje, após problemas logísticos em vários centros de votação, principalmente na capital, San Salvador.
O pleito resultará na eleição de 84 deputados para o Congresso unicameral e 262 prefeitos, que, em 1º de maio, tomarão posse para um mandato de três anos.
As eleições foram observadas pela OEA (Organização de Estados Americanos) e por dois delegados da União Europeia. Participam, pela primeira vez, 17 candidatos a deputado independentes.
Comentários