Nesta segunda edição do projeto serão 30 os municípios visitados
Acrimat em Ação vai chegar a 60 mil propriedades rurais
Associação dos Criadores de Mato Grosso, realiza no período de 8 de março a 29 de maio, a segunda edição do projeto Acrimat em Ação. Mato Grosso tem mais de 100 mil propriedades rurais voltadas à produção pecuária e cerca de 40 mil criadores de gado. As cidades escolhidas para receberem a programação do evento foram selecionadas por serem os 30 municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças.
O objetivo do Acrimat em Ação é o de oferecer conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte, repassando informações estratégicas aos produtores. A ideia é a de fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária, promova uma maior integração entre os produtores e a de captar as necessidades específicas de cada região. As palestras que serão ministradas terão diversos temas, como o Programa ABC, manejo sanitário, sucessão familiar/trabalho, tendências no mercado de carne e reforma de pastagem. Os assuntos foram levantados pelos representantes da Acrimat junto aos produtores de cada região polo e dos sindicatos rurais.
O presidente da Acrimat, José João Bernardes, ressalta que “é necessário que o pecuarista perceba que mais do se atualizar ele precisa interagir e utilizar as ferramentas disponíveis para eles, pois não adiante ser competente só da porteira para dentro ele precisa ter conhecimento de tudo que acontece da porteira para fora”. O diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo, também ressalta que a “o conhecimento técnico é de extrema importância para os produtores rurais, pois, o momento pelo qual está passando exige que o produtor adote novas práticas em suas propriedades e esteja preparado e bem informado na hora da comercialização de seus produtos”.
A expectativa da Acrimat é a de reunir mais de 3 mil pecuaristas de pequeno, médio e grande porte, além de lideranças empresariais nos setores do agronegócio. O projeto Acrimat em Ação 2011 marcou o início de uma disseminação regionalizada das informações relativas à cultura da bovinocultura de corte de Mato Grosso. Nessa segunda edição a Acrimat também vai realizar uma pesquisa socioeconômica junto aos pecuaristas para traçar um perfil das propriedades rurais por região. “Este ano a Acrimat também tem o compromisso não só de levar informação, mas também o de trazer informação do estado”, disse Luciano Vacari, superintendente da Acrimat. Será feito um relatório minucioso da situação de infraestrutura e outros tópicos de cada município visitado, com coordenadas via GPS, e posteriormente entregue ao governo do estado.
Para os produtores rurais o projeto Acrimat em Ação vai dar visibilidades aos problemas enfrentados pelo setor e provocar ações que resolvam muitos deles. O produtor rural de Água Boa, Laércio Fassoni, diz que a grande preocupação do setor na região do Araguaia é a concentração de apenas uma empresa frigorifica para o abate dos animais e a morte de pastagem. “Precisamos de linhas de crédito com prazos mais longos e menores juros”, pondera Fassoni. O pecuarista de Juína, Etso Rosolin, disse que um dos principais temas rebatidos no projeto será a sucessão familiar. “Hoje apenas 10% dos fazendeiros tem sucessor para tocar o negócio da fazenda, pois os filhos saíram para estudar e não voltam para o campo”, fala com preocupação. O produtor da região do Arinos, Fernando Conte de Juara, concorda com a mesma preocupação e acrescenta que “o momento que a atividade esta passando, desestimula novos investimentos, pois a pressão ambiental, trabalhista, falta de crédito e problemas de infraestrutura são grandes e refletem sobremaneira nos resultados”.
O projeto vai envolver uma equipe multidisciplinar da Acrimat e de parceiros, como o Banco do Brasil, Biogénisis – Bagô, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro Daw AgroSciences. “Para nós da Dow AgroSciences é muito importante participar do Acrimat em Ação, porque esta parceria leva técnicas de maior produtividade das pastagens para o interior, para o público que muitas vezes não tem oportunidade de vir até Cuiabá conhecê-las. Mais que isso, também captamos as reais necessidades do pecuarista e suas expectativas na melhoria das propriedades como um todo”, afirma Roberto Risolia, Gerente de Marketing de Novos Negócios da Linha Pastagem da Dow AgroSciences.
AÇÃO DE SUSTENTABILIDADE
O Acrimat em Ação irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros com quatro carros. O trajeto e as ações que serão desenvolvidas irão emitir os chamados gazes CO². Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat irá plantar 3 mil árvores nas regiões por onde passar, sendo 100 mudas em cada município.
ROTAS ACRIMAT EM AÇÃO 2012
ROTA 01
08/03 – Quinta-feira – Cuiabá
13/03 – Terça-feira - Poconé
14/03 – Quarta-feira - Cáceres
15/03 – Quinta-feira - Nova Lacerda
16/03 – Sexta-feira - Vila Bela
17/03 – Sábado - Pontes e Lacerda
ROTA 02
09/04 – Segunda-feira - Sinop
10/04 – Terça-feira - Marcelandia
11/04 – Quarta-feira - Colíder
12/04 – Quinta-feira - Matupá
13/04 – Sexta-feira - Nova Monte Verde
14/04 – Sábado - Alta Floresta
16/04 – Segunda-feira - Tabaporã
17/04 – Terça-feira - São José do Rio Claro
ROTA 03
03/05 – Quinta-feira - Tangará da Serra
04/05 – Sexta-feira - Brasnorte
05/05 – Sábado - Juara
07/05 – Segunda-feira - Juina
08/05 – Terça-feira - Castanheira
09/05 – Quarta-feira - Juruena
10/05 – Quinta-feira - Cotriguaçu
11/05 – Sexta-feira - Aripuanã
ROTA 04
21/05 – Segunda-feira - Rondonópolis
22/05 – Terça-feira - Guiratinga
23/05 – Quarta-feira - Barra do Garças
24/05 – Quinta-feira - Canarana
25/05 – Sexta-feira - Água Boa
26/05 – Sábado – Vila Rica
28/05 – Segunda-feira - Confresa
29/05 – Terça-feira – Querência
Comentários