Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Março de 2012 às 09:04
Por: Luana Soutos

    Imprimir


A aguardada reunião entre peritos criminais e o secretário de estado de Administração, Cesar Zílio, realizada nesta terça-feira, seis de março, terminou sem nenhum acordo. Entre propostas e contra-propostas, o que ficou decidido é que os profissionais voltam a sentar com o secretário na próxima segunda-feira, às 14h30.

O Governo está disposto a oferecer 20% de aumento para esse ano (10% em maio e mais 10% em setembro), incluindo o INPC. "É o possível, o nosso limite", afirmou Zílio. A categoria aceitaria a proposta, caso fosse incluído um planejamento também para 2013 e 2014, mas o secretário não quis se comprometer.  

Márcio expôs toda a base de cálculo que os peritos fizeram, considerando os sete anos de defasagem e ressaltou que, por esse motivo, a tabela salarial está muito abaixo do praticado em outros estados. "Nós vamos levar a proposta apresentada para debater com a categoria, mas eu adianto que, diante dos cálculos que eu apresentei e pelas discussões que nós estamos tendo com os colegas, essa proposta não nos atende".

O primeiro secretário do Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco), Rondon Souza Oliveira, destacou que o perito matogrossense está fora da realidade salarial de outros servidores da Segurança Pública de Mato Grosso. "Nós somos tratados como se nosso trabalho não exigisse excelência científica e técnica. Outras carreiras tem salário superior, mas o grau de complexidade e a natureza do trabalho são completamente diferentes." 

Os peritos afirmaram que entendem a situação do Governo e, desde 2005, estão conseguindo conter os ânimos dos colegas e não paralisar as atividades, mas também disseram que a preocupação central, no momento, é a valorização do trabalho. O grau de qualificação profissional dos peritos é, geralmente, mais elevado do que grande parte das carreiras, porque muitos profissionais da perícia já têm ou procuram obter mestrado e doutorado.

Zílio afirmou que o Governo está disposto a negociar uma contra-proposta a partir do que foi apresentado por ele. Os peritos se reúnem na segunda-feira de manhã para definir a posição da categoria que será levada ao secretário no início da tarde.  

Também estiveram na reunião a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Administração, Ozenira Felix Soares de Souza e o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/57389/visualizar/