Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Janeiro de 2014 às 21:46

    Imprimir


Um episódio recente de recall de alimentos congelados no Japão devido a uma contaminação com pesticida tomou um rumo inesperado. A polícia do país começou uma investigação depois que autoridades de saúde japonesas alertaram ser improvável que a contaminação dos produtos tenha ocorrido acidentalmente durante o processo de produção.


 
A Maruha Nichiro Holdings, segunda maior fabricante japonesa de alimentos congelados, fez um recall de mais de 6 milhões de embalagens de pizzas, lasanhas e gratinados congelados, produzidos em uma fábrica a noroeste de Tóquio. O recall levou quatro inspetores de saúde locais a fazer uma varredura de quatro horas da instalação no início desta semana.


 
"Há apenas uma pequena possibilidade de que (os produtos) tenham sido contaminados durante o processo de fabricação regular na planta", afirmaram os oficiais de saúde, em comunicado, ressaltando que o pesticida malation, encontrado no alimento, não era usado na unidade. Eles também disseram que a alta concentração tornava difícil pensar que a contaminação ocorreu com ingredientes utilizados para fabricar os produtos.


 
Uma porta-voz da Aqli Foods, subsidiária da Maruha Nichiro que opera a fábrica, disse nesta sexta-feira, 3, que não poderia comentar as reportagens da mídia local levantando a possibilidade de contaminação intencional. "Estamos trabalhando com a polícia e agora eles estão investigando a situação de vários ângulos" para descobrir o que aconteceu, afirmou. "Como isso está sob investigação policial, não posso dar mais detalhes." A polícia de Oizumi, na província de Gunma, onde a fábrica está localizada, está "revisando os fatos", disse um representante do órgão quando perguntado se havia suspeita de crime.


 
A Maruha Nichiro emitiu um comunicado na quinta-feira, 2, dizendo estar investigando as razões da contaminação. A empresa tinha um quinto do mercado de alimentos congelados domésticos em 2012, de acordo com pesquisa Nikkei citada pela companhia. Fonte: Dow Jones Newswires.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/574/visualizar/