Carga de energia elétrica no sistema sobe 3,2% em fevereiro--ONS
A carga de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) brasileiro cresceu 3,2 por cento em fevereiro sobre o mesmo mês do ano anterior, para 62.990 megawatts médios, anunciou nesta terça-feira o Operador Nacional do Sistema (ONS).
"A ocorrência de temperaturas elevadas durante praticamente todo o mês principalmente nos subsistemas Sudeste/Cento-Oeste e Sul contribuiu para o comportamento da carga verificado em fevereiro de 2012", explicou o ONS.
Na comparação com janeiro de 2012, houve um aumento de 5,7 por cento na carga, justificado por temperaturas amenas e o grande volume de chuvas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo durante a maior parte de janeiro.
Na região Sudeste/Centro-Oeste o aumento de carga foi de 1,3 por cento na comparação anual e de 7 por cento ante janeiro, para 38.738 MW médios.
Já na região Sul, o aumento da carga em relação a janeiro foi de 8,5 por cento e de 6,7 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, resultado das elevadas temperaturas e da estiagem prolongada no Rio Grande do Sul, que fizeram aumentar a carga de refrigeração e de irrigação na região.
O Nordeste teve aumento de carga de 6,2 por cento na comparação anual e queda de 0,9 por cento ante janeiro, queda explicada principalmente pelo menor número de dias úteis durante o mês de carnaval.
No Norte, houve um aumento de 5,7 por cento na carga ante fevereiro de 2011 e de 1,8 por cento ante janeiro. Esse resultado se deve principalmente à produção de grandes consumidores de energia ligados à rede básica, como setor metalúrgico.
(Por Anna Flavia Rochas; edição Diogo Ferreira Gomes)
Comentários