Rumos Itaú Cultural apresenta programa de apoio a projetos e pesquisas
Os conselheiros de Cultura e representantes de municípios, participaram da apresentação do programa Rumos Itaú Cultural, nesta terça-feira (29), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios. O programa que apóia os projetos e pesquisas sobre arte e cultura brasileira, está completando 16 anos de atuação e já selecionou 1.130 pessoas entre artistas, pesquisadores e produtores culturais, em todo o país.
Conforme explicações do presidente do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, o programa possibilitou ações artísticas e culturais que atingiram um público de mais de cinco milhões de pessoas. Os projetos são relacionadas as áreas de cinema, teatro, artes visuais, documentários, vídeo, gravações musicais, edição de livros, catálogos, fotografia, obras de arte, pesquisas e também programas de software para a divulgação do setor cultural. Ele frisou que os projetos apresentados são analisados por uma comissão multidisciplinar que é composta por pessoas renomadas nas áreas da cultura e da comunicação.
As inscrições serão feitas até 14 de novembro, através do site (www.rumositaucultural.org.br), estão abertas as pessoas física ou jurídica. Para cada CPF ou CNPJ, apenas um projeto pode ser inscrito. Serão aceitas também inscrições de segmentos organizados como associações, fundações privadas, organizações não governamentais e similares. O valor máximo de recurso por projeto é de R$ 400 mil, a ser liberado pela instituição financeira. Os contemplados serão informados por telefone ou via email, com o resultado até o dia 27 de maio de 2014.
O superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Darci Lovato, que representou o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, na apresentação, ressaltou que o programa é de suma importância para os municípios. Ele lembrou ainda que a AMM já teve um Núcleo de Cultura bem atuante. Segundo ele, a meta da instituição, é trabalhar para difundir a cultura em todas as regiões do estado. “A Undime, direciona as ações para as prefeituras através das secretarias de Educação e Cultura. Vamos levar a informação sobre o programa para todas as secretarias municipais”, garantiu.
O secretário adjunto estadual de Cultura, Fabiano Prates, enalteceu o Rumos Itau Cultural e disse que o programa representa uma grande oportunidade para as pessoas e incentivou as inscrições. Mato Grosso tem potencial em diferentes segmentos da cultura e deve apresentar os projetos. “Esperamos que Cuiabá seja contemplada com diversos projetos”, disse ele.
O Rumos Itaú Cultural apresentou mudanças estruturais em seu conceito, fruto do diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da instituição. O papel é propiciar ambientes para criação, experimentação, encontros, leituras, além de criar diálogos e fomentar produções culturais de todos os tipos, individuais ou coletivas, de uma ou mais áreas de expressão artística e do pensamento. Os projetos poderão ser inscritos em uma ou mais das modalidades indicadas na ficha de inscrição.
Comentários